• Assinantes
  • Saúde

    Trombose Venosa Profunda - Saiba o que é e como prevenir!

    Amanda Beloti Amanda Beloti 20/03/2018

    Olá pessoal!
    A pedido de um leitor hoje vou falar sobre Trombose Venosa Profunda (TVP). Trata-se de uma situação grave, onde trombos (coágulos de sangue) são formados nas veias profundas das pernas (em 90% dos casos – nos outros 10% não ocorrem nos membros inferiores), dificultando a passagem do sangue.


    Caso o trombo se desprenda, pode fluir pelo sangue e chegar até algum órgão trazendo complicações severas (se for para o pulmão causa uma embolia; se for para o coração um infarto; se for para o cérebro um AVC, por exemplo).

    Pode ter várias causas mas é mais comum em idosos com problemas de circulação sanguínea. As pessoas de maior risco são as que já tiveram casos de trombose anteriormente, os idosos acima de 65 anos, gestantes durante a gravidez ou após o parto, pessoas com câncer, os obesos, pessoas com insuficiência cardíaca congestiva ou outros problemas de coração, em casos de diabetes mais graves, após acidentes graves com grandes ferimentos musculares ou fraturas ósseas, em pessoas acamadas e em mulheres que fazem reposição hormonal (estrógeno) e nos fumantes. Inclusive, para os acamados, os médicos já costumam prescrever medicações preventivas.

    Os principais sintomas indicativos de trombose venosa profunda são:

    • dor na perna, que se inicia de repente e que vai piorando conforme o tempo vai passando;
    • vermelhidão nas pernas afetadas;
    • veias dilatadas nas pernas afetadas;
    •  inchaço das pernas afetadas;
    • aumento da temperatura local na perna afetada;
    • dor ao toque;
    • enrijecimento da pele local.

    Assim que observado estes sintomas um médico (cardiologista, cirurgião vascular ou angiologista) deve ser procurado para que o diagnóstico seja feito e complicações graves sejam prevenidas. O médico fará o exame clínico e poderá solicitar exames complementares como o Eco Color Doppler.

    O tratamento então é iniciado com medicações anticoagulantes (ATENÇÃO! NUNCA SE MEDIQUE SOZINHO SEM A ORIENTAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE UM MÉDICO ESPECIALISTA). O médico pode associar ainda o uso de meias compressivas em alguns determinados horários do dia.  Existe a possibilidade ainda de recorrer-se à cirurgia para colocação de stent em casos específicos.

    A fisioterapia é indicada quando a pessoa está internada sob tratamento médico e medicamentoso após liberação do médico responsável. Ela reduz o inchaço, reduz a dor e os exercícios respiratórios são indispensáveis.

    Para as pessoas em geral, o simples fato de caminhar já é uma forma de prevenção, pois a contração das panturrilhas facilita o retorno venoso e evita a estagnação do sangue nos membros inferiores – fato que ajuda a predispor a formação do trombo. Por isso dizemos que nossas panturrilhas funcionam como “corações”. Outras formas de possíveis prevenção são:

    • beber muito liquido para evitar desidratação
    • diabéticos e hipertensos devem seguir à risca suas dietas e não interromper as medicações
    • movimentar as pernas e pés em momentos de repouso ou em viagens longas
    • manter o peso dentro do ideal
    • não fumar

    Estudos em diversos países indicam que a Trombose Venosa Profunda é a terceira causa mais comum de doenças do sistema cardiovascular.

    Por isso, caso você se enquadre nos grupos de riscos ou apresente alguns dos sintomas, faça acompanhamento médico e cuide-se!
    Até a próxima!

    Amanda Beloti é Fisioterapeuta graduada em 2009 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursa Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela mesma instituição. Instrutora Internacional de Pilates pela Pilates Plus (autorizada pela Associação Norte-Americana de Pilates). Sócia-proprietária do Consultório de Fisioterapia e Pilates STUDIO A Consultório de Fisioterapia e Pilates STUDIO A. Telefones: (32) 9135-4097 ou (32) 3211-4375. Email: amanda.beloti@yahoo.com.br

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.