A perda está diretamente ligada ao sentimento de solidão e de vazio

Por

Ana Stuart 5/9/2011

O luto

De que forma cada um de nós aceita a perda?

Para vários pesquisadores, perda está diretamente ligada ao sentimento de solidão e de vazio.

Desde nosso nascimento, sofremos perdas, a começar pela perda do útero quentinho e acolhedor, por isto nascemos chorando e com medo.

E esta é a mesma sensação de quando perdemos um ente muito querido, medo, vazio e solidão.

Quando este sofrimento é experimentado diante da morte física, o luto intrigantemente é mais fácil de ser elaborado. Você supõe onde está a pessoa e que você não a verá mais, não porque ela não quer mas porque ela não pode.

Já o luto vivenciado com a pessoa em vida que se afasta, a dor é mais difícil de ser elaborada, devido ao sentimento de rejeição.

Nossa dificuldade em não sermos egoístas e orgulhosos é imensa.

Quando nos sentimos rejeitados, temos a tendência de trazer à tona estes sentimentos mesquinhos e negativos, que são muito fáceis de serem sentidos.

O mais difícil é abraçarmos esta dor para fazer uma auto-análise profunda do que precisa ser modificado em nós mesmos.

A autossuperação funciona como proteção contra a tristeza.

E neste processo, não podemos negar os sentimentos mesquinhos, mas sim elaborá-los em forma de libertação, ou seja, libertar o outro para libertar-se. Deixá-lo ir com serenidade e nobreza.

A partir daí, se permitir vivenciar as boas recordações para o alívio da dor e da solidão e aproveitar as lembranças negativas para entender o processo de negação.

O luto é imprescindível para o recomeço ou novo começo, mas, para isso, é necessária uma boa dose de coragem.

Devemos estar alertas para não cairmos nas armadilhas da depressão e da culpa. Perigosas porque abaixam nossa imunidade emocional e consequentemente a imunidade física.

Portanto, devemos ter a humildade de procurar ajuda com especialistas e amigos, sem descartar os grupos de apoio. Mas, pricipalmente, confiar em si mesmo e no poder superior.

Mais artigos

Ana Stuart
é psicóloga e terapeuta familiar