Jorge Júnior Felipe Reis 12/1/2013

Mantenha o equilíbrio após a comilança do final de ano

sanduichePassadas as festas de final de ano, ficam boas lembranças, momentos felizes, e aquela sensação de alguns quilos a mais.

Para não brigar com a balança ou ainda seguir com aquela dieta prometida na virada de ano, lance mão dos grelhados.

Sem sair da linha, hoje trazemos um frango grelhado feito com mel para um sanduíche bem saboroso e leve.

Desta vez não teremos quantidade certa de ingredientes, já que depende de quantos sanduíche vai fazer e do seu gosto pela salada. A única medida certa é a do mel, para não adocicar ou acabar queimando a carne.

Sanduíche de frango grelhado com mel

Ingredientes

Filés de peito de frango

Azeite para untar

½ colher de sopa de mel para cada filé

Sal grosso e pimenta do reino a gosto

Alface

Tomate

Cebola roxa

Mostarda de dijon

Baguete

Passo a passo

Em fogo médio, aqueça bem a frigideira. Adicione um fio de azeite e coloque o filé. Para grelhar, normalmente, não se usa gordura. Mas a carne do frango tende a grudar um pouco, até em panelas antiaderentes. Então, use uma quantidade mínima.

Tempere com um pouco de sal grosso e pimenta do reino.

O tempo de cozimento vai depender da grossura do filé, mas deve variar entre 3 a 6 minutos de cada lado.

Ao chegar no ponto de sua preferência, espalhe metade do mel por cima, vire, aumente o fogo e use o resto do mel no outro lado.

Quando o mel começar a caramelizar, deslize os dois lados do filé pela frigideira para absorver o caldo.

Ao alcançar uma cor dourada e escura, desligue o fogo e transfira o filé para descansar em um prato.

Faça um sanduíche com a baguete, espalhando mostarda de dijon no pão e usando a alface rasgada, tomate e cebolas fatiados. Se preferir, pule a parte da baguete e transforme o sanduíche em uma salada.

Filés de peito de frango Azeite para untar ½ colher de sopa de mel para cada filé Sal grosso e pimenta do reino a gosto Alface Tomate Cebola roxa Mostarda de dijon Baguete Em fogo médio, aqueça bem a frigideira Adicione um fio de azeite e coloque o filé. Para grelhar, normalmente, não se usa gordura. Mas a carne do frango tende a grudar um pouco, até em panelas antiaderentes. Então, use uma quantidade mínima. Tempere com um pouco de sal grosso e pimenta do reino. O tempo de cozimento vai depender da grossura do filé, mas deve variar entre 3 a 6 minutos de cada lado. Ao chegar no ponto de sua preferência, espalhe metade do mel por cima, vire, aumente o fogo e use o resto do mel no outro lado Quando o mel começar a caramelizar, deslize os dois lados do filé pela frigideira para absorver o caldo. Ao alcançar uma cor dourada e escura, desligue o fogo e transfira o filé para descansar em um prato. Faça um sanduíche com a baguete, espalhando mostarda de dijon no pão e usando a alface rasgada, tomate e cebolas fatiados. Se preferir, pule a parte da baguete e transforme o sanduíche em uma salada.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Mantenha o equil?brio ap?s a comilan?a do final de ano