Quinta-feira, 10 de agosto de 2009, atualizada às 19h

Confirmada a primeira morte por contaminação pelo vírus da Influenza A

Da Redação

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A (H1N1) confirma a primeira morte por contaminação pelo vírus da Influenza A (H1N1). Trata-se da paciente que esteve internada no Hospital Dr. João Penido do dia 3 de agosto a 1º de setembro. Ela tinha 34 anos, era natural de Juiz de Fora e estava grávida. Para não colocar em risco a vida do bebê, os médicos optaram por fazer uma cesárea, dois dias após a internação. A criança passa bem.

Outra paciente, 48 anos, que veio ao óbito no dia 16 de setembro, após ter ficado treze dias internada no João Penido, teve o exame negativado. Ainda não há resultado dos exames dos três indivíduos que tiveram mortes suspeitas por contaminação do vírus da Gripe A. Um homem de 48 anos, que havia evoluído para óbito no HPS, não teve amostra coletada, devido ao prazo para tal procedimento ter expirado. Até o momento, o município tem sete casos confirmados da Gripe A e um óbito. Os outros seis pacientes já tiveram alta.

Ambulatório

O ambulatório de referência para pacientes com suspeita de gripe A montado em parte das instalações do antigo Pronto Socorro Municipal, localizado na avenida dos Andradas, mas com entrada pela rua Antônio José Martins, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 10. A unidade é vocacionada a atender pacientes encaminhados pelos profissionais das unidades básicas tradicionais e pelas unidades que possuem Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de pessoas que residem nas áreas descobertas pela Atenção Primária à Saúde (APS).

Os textos são revisados por Madalena Fernandes