• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Cal Coimbra Cal Coimbra 20/02/2008

    Fonoaudiologia integra Núcleo de Apoio à Saúde da Família ANS amplia cobertura obrigatória e inclui Fonoaudiologia em planos de saúde

    Faz tempo, vimos trabalhando para o crescimento da nossa profissão de fonoaudiólogo, principalmente no que tange às conquistas no atendimento aos usuários que necessitam da saúde pública e que nos procuram com freqüência. Agora, temos motivo de sobra para comemorarmos duas conquistas importantíssimas.

    A primeira, a Agência Nacional da Saúde (ANS) amplia a cobertura obrigatória nos procedimentos que já existem e inclui Fonoaudiologia em planos de saúde. O que isso vem representar para todos nós? Imagine que você, usuário, tenha ido a uma consulta médica e o médico lhe diz que você deverá fazer tratamento fonoaudiológico, porque você tem uma alteração articulatória, por exemplo. Imagine, também , que você tem um plano de saúde, mas esse plano não cobre fonoterapia. Pois é, tristeza para você, tristeza para nós, profissionais, que queremos ajudá-lo a se tratar.

    Pode alegrar-se que a partir de 2 de abril de 2008, a cobertura de atendimento fonoaudiológico está garantida a todos os beneficiários de planos de saúde. O tratamento será multiprofissional, pois além da Fonoaudiologia, o novo rol inclui atendimento em Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicoterapia. Você terá direito a 6 sessões anuais de tratamento fonoaudiológico.

    A segunda conquista, não menos importante, é que a partir do dia 24 de janeiro deste ano a Fonoaudiologia também já faz parte da equipe profissional do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Segundo a Portaria 154 do Ministério da Saúde, assinada no dia 24 de janeiro deste ano pelo ministro José Gomes Temporão, o objetivo é ampliar as ações da Atenção Básica, que é um conjunto de ações de saúde, tanto individual como em grupo, "que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde".

    Segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), "a Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável. A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde".

    Na prática, o que vai mudar a qualidade na assistência aos usuários? O fonoaudiólogo vai estar atento 'à saúde da comunicação da família. E a orientação preventiva é a melhor conduta para evitar os distúrbios de comunicação. Numa outra oportunidade, quando tivermos todos os procedimentos listados, voltaremos a informar com mais detalhes aos nossos e-leitores.

    Senhores gestores da saúde, contratar o profissional fonoaudiólogo para fazer parte de equipes de saúde, contribuindo para a saúde da comunicação de sua população fará, sem dúvida, diferença na sua administração.


    Cal Coimbra
    é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de Fonoaudiologia) você quer ler nesta seção? A fonoaudióloga Cal Coimbra aguarda suas sugestões no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.