Cal Coimbra Cal Coimbra 19/05/2008

O trabalho fonoaudiol?gico nas escolas

N?o ? de hoje, as dificuldades escolares t?m sido preocupa??o de todos os segmentos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem das crian?as. Fam?lia, professores, diretores de escolas, dirigentes governamentais, enfim, profissionais de sobra para tentar resolver esses problemas.

Hoje em dia, ? muito importante as escolas adquirirem um(a) fonoaudi?logo(a) consultor para auxili?-la na otimiza??o do ensino e aprendizagem.

Foto de 
uma professora escrevendo no quadro negro e os alunos copiando mat?ria de suas carteiras Como podemos auxiliar na otimiza??o do ensino e aprendizagem dos alunos? Que orienta?es os professores podem receber para n?o desgastarem a voz? Sabe- se que altera?es vocais em professores s?o em n?mero significativo de dispensa m?dica.

Uma das sa?das, a que me cabe desenvolver aqui para a promo??o da sa?de da comunica??o, com orienta??o das dificuldades articulat?rias, de flu?ncia, de audi??o, de voz e de leitura e escrita, ? esclarecer como realizar tal trabalho na parceria entre fonoaudiologia e dirigentes de escolas.

Com o objetivo de suscitar a conscientiza??o e a valoriza??o do trabalho fonoaudiol?gico na din?mica escolar, o fonoaudi?logo pode assessor?-los nos v?rios setores que englobam assuntos relacionados ? comunica??o.

A sa?de da comunica??o deve fazer parte do planejamento da escola para tentar alcan?ar de fato o ensino com qualidade.

Podemos, por exemplo, assessorar na capacita??o dos professores, mostrando a adequada forma de se colocar dentro de uma sala de aula, observando a postura corporal, a melhor maneira de utilizar a voz ao se comunicar com os alunos.

Observar os espa?os f?sicos que envolvem toda a gama de trabalho da escola. Dar prefer?ncia ?s salas de aula nos locais que estejam longe do barulho das ruas.

Esclarecer aos pais, nas palestras que a escola costuma periodicamente reuni-los, o trabalho desenvolvido para melhorar a comunica??o entre professores e alunos, informando-lhes sobre o ganho na qualidade ensino.

Reunir, periodicamente, com a equipe t?cnica da escola para levantarmos as caracter?sticas do perfil da comunidade escolar, orientando nas mudan?as necess?rias das a?es efetivas e enfatizando as qualidades daquelas a?es existentes.

Isto pode ser realizado com triagens peri?dicas, selecionando as dificuldades encontradas em todo contexto de ensino e aprendizagem. Por exemplo, quais os alunos que est?o conseguindo acompanhar melhor? Quais est?o encontrando mais dificuldades? Da?, detectarmos os pontos fr?geis destes fatos.

Apresentar periodicamente os resultados do trabalho ? equipe t?cnica, apontando as conquistas e reestruturar o que ainda temos a realizar. Lembrando que para que o trabalho seja de fato efetivo ? preciso mobilizar todo o conjunto de profissionais que comp?em a escola.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com