Cal Coimbra Cal Coimbra 21/07/2008

Interfer?ncia da polui??o sonora na sa?de coletiva

As orelhas s?o ?rg?os capazes de captar e perceber toda a energia sonora que vem do ambiente, al?m da intensidade e das informa?es transmitidas. Elas s?o capazes tamb?m de direcionar os sons que chegam de todas as dire?es - conversas, m?sicas, ru?dos - estes, considerados sons poluentes.

Duas pessoas conversando N?s temos um limiar de suportabilidade para ouvir os sons. Na verdade, temos um limite m?nimo e um limite m?ximo para ouvirmos os sons.No caso dos sons ambientais, ru?do ? considerado um grande problema ambiental. Quando excessivos, interferem na sa?de mental, prejudicam a audi??o, levando 'a surdez. Enfim, ? uma preocupa??o constante para a sa?de p?blica. Sons acima de 120 dB chegam a provocar dor.

A polui??o sonora ? t?o grave que j? foi enquadrada na Lei n? 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 , de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza, na qual o artigo 54, disp?e: "Causar polui??o de qualquer natureza em n?veis tais que resultem ou possam resultar em danos ? sa?de humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destrui??o significativa da flora".

A quest?o da polui??o sonora no crime ambiental vai depender da an?lise da intensidade de ru?do, causando mal 'a sa?de coletiva.

A educa??o ambiental, como adi??o 'a did?tica escolar, pode contribuir para criar uma cultura, mesmo que n?o t?o breve, que efetive o respeito ao outro, permitindo-lhe, sossego, sono tranq?ilo, evitando ru?dos prolongados e at? gritarias. A conversa??o tamb?m tem um n?vel suport?vel para ouvi-la. Os sons da fala situam-se principalmente entre as freq??ncias de 250 e 8000 Hz e variam entre 15 e 45 dB de intensidade.

Isto quer dizer que se ultrapassarmos os 45 decib?is a conversa fica desconfort?vel, quando no grupo est? aquela pessoa que mais grita do que fala. Dentre as intensidades dos sons na fala inclu?mos o cochicho, aproximadamente 15 dB, inofensivo.

Os eletrodom?sticos, por exemplo, tamb?m s?o causadores de ru?dos e est?o protegidos pela Resolu??o 20/94 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que institui o selo ru?do. A aplica??o do Selo Ru?do nos produtos eletrodom?sticos ? para informar ao consumidor o n?vel de pot?ncia sonora emitido por estes produtos. No selo est? o n?vel de decib?is do produto adquirido pelo consumidor. Um aspirador de p? tem em m?dia 100 dB.

O som de um secador de cabelo tem de 85 a 90 dB. Quando a campainha de um telefone toca, s?o 80 dB chegando ?s nossas orelhas. E quando se une ao barulho de um caminh?o l? na rua, s?o mais 105 dB!

E ainda podemos relacionar alguns outros sons, poluentes ou n?o, a t?tulo de conhecimento: ouvindo um lindo beb? chorando, som de aproximadamente 55 dB, o latido de um c?o, 70 dB. O som de um piano tem aproximadamente 80 dB. Moto, cerca de 95 dB. Avi?o, 120 dB. Buzina, 120 dB. Guitarra:, aproximadamente 120 dB.

Para completar os danos causados pela polui??o sonora, deve-se ler o artigo Efeitos fisiol?gicos e psicol?gicos do som.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com