• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Cal Coimbra Cal Coimbra 15/09/2008

    As múltiplas relações do sistema vocal

    Foto de uma boca aberta Podemos analisar a voz em duas circunstâncias bem distintas, a voz cantada e a voz falada. Todas as duas características estão incluídas no âmbito social, sendo a voz falada a de mais uso constante pelo falante, através da comunicação no dia-a-dia.

    Ela pode ser considerada uma entidade de valores próprios em função do processo que leva a transformar o ar respiratório em som, neste caso não musical; o som em sinais, os sinais em signos lingüísticos, que ao longo do tempo foram transformados em linguagem estruturada para o refinamento da comunicação.

    O sistema vocal, em suas múltiplas relações, representa uma fonte inesgotável de comunicação de todos os sentimentos nas mais diversas situações, como nas relações entre amigos, pessoas conhecidas, num simples cumprimento, em discursos sociais, políticos e de profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho.

    A evolução da linguagem humana tem sido a garantia da esperança para o caminho em prol de um mundo mais justo e solidário com o acerto na comunicação mais compreensiva entre os humanos e os humanos com outros sistemas vivos.

    É assim que a voz humana está voltada para uma orientação sistêmica, mais humanística com o objetivo de restaurar o funcionamento de todo o sistema de comunicação, inserido no sistema maior, que é o da pessoa humana, em sua integridade, que, somando todos esses fatores vamos de encontro ao sistema maior, o ecológico, necessário para a sobrevivência do planeta.

    A crença nesses princípios nos possibilita ir descortinando, mesmo que a duras penas, uma verdade que teima em se ocultar na mesmice, na aceitação tácita de costumes, tradições e postulados pré-estabelecidos, nas resistências às mudanças, seja de hábitos, crenças ou opiniões.

    Acreditamos que só com a aproximação cada vez mais da relação entre os humanos com todos os sistemas vivos, pelas vozes puras, límpidas e cristalinas, ou seja, pela verdade, poderemos, enfim, respirar mais aliviados.

    Colaboração de Edmée Brandi, doutora em Fonoaudiologia.


    Cal Coimbra
    é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de Fonoaudiologia) você quer ler nesta seção? A fonoaudióloga Cal Coimbra aguarda suas sugestões no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.