Cal Coimbra Cal Coimbra 15/09/2008

As m?ltiplas rela?es do sistema vocal

Foto de uma boca aberta Podemos analisar a voz em duas circunst?ncias bem distintas, a voz cantada e a voz falada. Todas as duas caracter?sticas est?o inclu?das no ?mbito social, sendo a voz falada a de mais uso constante pelo falante, atrav?s da comunica??o no dia-a-dia.

Ela pode ser considerada uma entidade de valores pr?prios em fun??o do processo que leva a transformar o ar respirat?rio em som, neste caso n?o musical; o som em sinais, os sinais em signos ling??sticos, que ao longo do tempo foram transformados em linguagem estruturada para o refinamento da comunica??o.

O sistema vocal, em suas m?ltiplas rela?es, representa uma fonte inesgot?vel de comunica??o de todos os sentimentos nas mais diversas situa?es, como nas rela?es entre amigos, pessoas conhecidas, num simples cumprimento, em discursos sociais, pol?ticos e de profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho.

A evolu??o da linguagem humana tem sido a garantia da esperan?a para o caminho em prol de um mundo mais justo e solid?rio com o acerto na comunica??o mais compreensiva entre os humanos e os humanos com outros sistemas vivos.

? assim que a voz humana est? voltada para uma orienta??o sist?mica, mais human?stica com o objetivo de restaurar o funcionamento de todo o sistema de comunica??o, inserido no sistema maior, que ? o da pessoa humana, em sua integridade, que, somando todos esses fatores vamos de encontro ao sistema maior, o ecol?gico, necess?rio para a sobreviv?ncia do planeta.

A cren?a nesses princ?pios nos possibilita ir descortinando, mesmo que a duras penas, uma verdade que teima em se ocultar na mesmice, na aceita??o t?cita de costumes, tradi?es e postulados pr?-estabelecidos, nas resist?ncias ?s mudan?as, seja de h?bitos, cren?as ou opini?es.

Acreditamos que s? com a aproxima??o cada vez mais da rela??o entre os humanos com todos os sistemas vivos, pelas vozes puras, l?mpidas e cristalinas, ou seja, pela verdade, poderemos, enfim, respirar mais aliviados.

Colabora??o de Edm?e Brandi, doutora em Fonoaudiologia.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com