Cal Coimbra Cal Coimbra 20/10/2008

Dia de aten??o ? gagueira

Nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, dedicamos nosso trabalho ao Dia Internacional de Aten??o ? Gagueira. A cada ano, temos tentado divulgar a gagueira para fortalecer a conscientiza??o aos que, por um motivo, ou por outro, buscam solu?es para tentar acabar com esse inc?modo.

Historicamente, a gagueira ? um transtorno que acomete os humanos desde os prim?rdios, identificada em fil?sofos como Hip?crates e Arist?teles. Naquela ?poca, considerava a l?ngua grossa como causa. Mais tarde, tentou-se relacion?-la com problemas auditivos, ling??sticos, neurol?gicos ou psiqui?tricos.

Foto da logomarca do Dia Internacional ? Gagueira A flu?ncia da fala ? o universo de comunica??o em todos as pessoas, mas devemos consider?-la individualmente. Isto porque cada pessoa a internaliza a seu modo. O modo de comunicar-se ? pessoal. Da?, o diagn?stico deve ser estudado separadamente em cada pessoa, e a empatia entre terapeuta e cliente ? fundamental para o sucesso do tratamento.

A falha no fluxo da comunica??o pode causar ansiedade, que est? sempre ligada diretamente ? respira??o, provocando a interrup??o deste fluxo. O ciclo desse procedimento pode ser percebido no processo terap?utico como conscientiza??o desde a percep??o de como se gagueja at? a poss?vel mudan?a de comportamento ao longo do tratamento fonoaudiol?gico.

Os sintomas est?o nas repeti?es e prolongamentos de s?labas e palavras, acompanhados de tiques como tremores nos l?bios, tens?o na regi?o do pesco?o, altera?es na velocidade de fala, freq?entes piscadas de olhos, por exemplo. O bloqueio respirat?rio ? comum nesses sintomas. Trabalhar a coordena??o respirat?ria associada ? mudan?a de comportamento de comunica??o costuma dar bons resultados.

Em crian?as, podemos diferenciar disflu?ncia de gagueira: no processo de desenvolvimento da linguagem, ? comum que as crian?as repitam palavras, falem frases com mais rapidez, bloqueiem algumas palavras na tentativa de explicarem algum assunto. Se este comportamento verbal for compreendido, seguramente ser? passageiro e a flu?ncia tomar? conta de uma comunica??o est?vel.

Pois bem, no caso de se instalar a gagueira, a emo??o conturbada ? que tomar? conta de todo esse processo comunicativo. O medo de falar de novo, ap?s a tentativa de articular corretamente, ? que ser? o cerne da quest?o. Da?,torna- se um ciclo repetitivo e aquela comunica??o esperada j? n?o acontecer? mais. O medo geralmente vem das pessoas que possam rir, imitar, ou da impaci?ncia de ouvir a pessoa que gagueja falar.

Consideramos a gagueira tamb?m como uma desordem sociomotora, porque a pessoa que gagueja, s? o faz diante de pessoas que est?o ? sua frente. A sensa??o de que vai gaguejar. O constrangimento prejudica a tentativa da fala fluente e a? fica mais dif?cil a comunica??o, motivo pelo qual o medo de falar em p?blico ? evidente nas pessoas que gaguejam. ? motora porque altera o movimento da fala, a articula??o fica bloqueada.

Se voc?, e-leitor, se identifica com os sintomas e as raz?es apresentadas aqui, procure um fonoaudi?logo ou uma fonoaudi?loga de sua confian?a e comece a caminhar rumo ? comunica??o que possa lhe dar mais seguran?a e prazer ao falar.

Sendo o 22 de outubro de 2008 o dia de aten??o ? gagueira, sugiro que fa?amos reflex?es sobre as possibilidades de compreendermos melhor ? pessoa com gagueira.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com