Cal Coimbra Cal Coimbra 19/02/2009

Solte a voz neste Carnaval

Foto 
de aparelho de telefone O Carnaval é a festa popular que dura quatro dias. Acontece antes da quaresma. Os desfiles nas ruas e nas avenidas acontecem com alegria, e os carnavalescos, muito animados, usam máscaras e fantasias. Pulam, cantam e brincam ao som de enredos musicais. Os melhores momentos do ano para aliviarem as tensões e tentarem esquecer os problemas.

A nossa preocupação maior com os foliões é quanto ao comportamento da VOZ. Vamos relembrar alguns exercícios e cuidados que podem ser tomados antes do Carnaval para que a rouquidão não aconteça ou a voz não desapareça neste período.

Duas coisas fundamentais para a higiene vocal:

  • Hidratação ! Beba bastante água por dia, média de dois litros à temperatura ambiente. Por favor, preste sempre atenção a este fator, pois os ambientes secos pela baixa umidade do ar, costumam ressecar o trato vocal.
  • Evite comidas gordurosas. Coma mais saladas durante este período, verduras, carnes brancas e frutas. Por falar em frutas, a maçã é ideal para o organismo, especialmente para o trato vocal, pois a sua função adstringente auxilia na limpeza da região da boca e da faringe, facilitando a projeção da voz. Além disso, a maçã tem propriedades antioxidantes.

Outras orientações, não menos importantes, você deve seguir também para que o conjunto de todas essas atividades favoreça a sua saúde vocal. Tente praticar algumas atividades que possam relaxar o corpo, mesmo que você não seja aquele ou aquela que não faça exercícios diariamente. O bocejo e o alongamento deverão ser feitos constantemente. E nem levam tanto tempo assim, não é mesmo? Portanto, espreguiçar e bocejar pela manhã ajuda a relaxar o conjunto de músculos do aparelho fonoarticulatório (boca, faringe, laringe).

Procure descansar antes do Carnaval. Repouso vocal ajuda também a poupar as energias como um todo. Parece que não, mas fantasias muito apertadas dificultam a saída do ar e prejudica o canto. Sem contar com o ambiente poluído. Por falar em ambiente poluído, já sabemos que o cigarro, as drogas e a bebida em excesso fazem muito mal para a voz, principalmente para quem a usa com frequência nas atividades de trabalho.

Ao sair nos blocos carnavalescos, antes de cantar, primeiro pratique aquecimento vocal:

A emissão da voz vem do resultado do movimento sinérgico, sincronizado, dos músculos que a envolvem. Daí, aquecê-los antes de quaisquer exercícios. Quando os músculos ficam aquecidos, podemos dizer que eles estão prontos para cantar e falar. Aumentam a irrigação sanguínea, tornando-os flexíveis e menos susceptíveis a lesões. É desse jeito que você prepara a voz.

Vibre os lábios, brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

A língua, trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

E alongue o fonema /m/ mmmmmmmmm.............

Depois de usar convenientemente a voz, vem o desaquecimento, que é trazê-la de volta à forma muscular utilizada na fala:

Relaxe o corpo e inspire. Em seguida, os mesmos exercícios poderão ser feitos, mas de maneira bem suave, desacelerando. Mantenha repouso vocal por uns minutos até você sentir que está na hora de recomeçar a falar.

Poupe a voz sempre em ambientes ruidosos. Uma dica infalível: se precisar falar com alguém no ambiente ruidoso, faça o seguinte: tape com sua mão o ouvido da outra pessoa e chegue bem perto falando baixo. O ruído ambiental diminui consideravelmente e sua mensagem será ouvida. Mais uma vez, você evitará gritar ao competir com o ambiente barulhento.

Finalmente, divirta-se e solte a voz neste carnaval porque você merece!


Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Fonoaudiologia) você quer ler nesta seção? A fonoaudióloga Cal Coimbra aguarda suas sugestões no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.