Cal Coimbra Cal Coimbra 19/02/2009

Solte a voz neste Carnaval

Foto 
de aparelho de telefone O Carnaval ? a festa popular que dura quatro dias. Acontece antes da quaresma. Os desfiles nas ruas e nas avenidas acontecem com alegria, e os carnavalescos, muito animados, usam m?scaras e fantasias. Pulam, cantam e brincam ao som de enredos musicais. Os melhores momentos do ano para aliviarem as tens?es e tentarem esquecer os problemas.

A nossa preocupa??o maior com os foli?es ? quanto ao comportamento da VOZ. Vamos relembrar alguns exerc?cios e cuidados que podem ser tomados antes do Carnaval para que a rouquid?o n?o aconte?a ou a voz n?o desapare?a neste per?odo.

Duas coisas fundamentais para a higiene vocal:

  • Hidrata??o ! Beba bastante ?gua por dia, m?dia de dois litros ? temperatura ambiente. Por favor, preste sempre aten??o a este fator, pois os ambientes secos pela baixa umidade do ar, costumam ressecar o trato vocal.
  • Evite comidas gordurosas. Coma mais saladas durante este per?odo, verduras, carnes brancas e frutas. Por falar em frutas, a ma?? ? ideal para o organismo, especialmente para o trato vocal, pois a sua fun??o adstringente auxilia na limpeza da regi?o da boca e da faringe, facilitando a proje??o da voz. Al?m disso, a ma?? tem propriedades antioxidantes.

Outras orienta?es, n?o menos importantes, voc? deve seguir tamb?m para que o conjunto de todas essas atividades favore?a a sua sa?de vocal. Tente praticar algumas atividades que possam relaxar o corpo, mesmo que voc? n?o seja aquele ou aquela que n?o fa?a exerc?cios diariamente. O bocejo e o alongamento dever?o ser feitos constantemente. E nem levam tanto tempo assim, n?o ? mesmo? Portanto, espregui?ar e bocejar pela manh? ajuda a relaxar o conjunto de m?sculos do aparelho fonoarticulat?rio (boca, faringe, laringe).

Procure descansar antes do Carnaval. Repouso vocal ajuda tamb?m a poupar as energias como um todo. Parece que n?o, mas fantasias muito apertadas dificultam a sa?da do ar e prejudica o canto. Sem contar com o ambiente polu?do. Por falar em ambiente polu?do, j? sabemos que o cigarro, as drogas e a bebida em excesso fazem muito mal para a voz, principalmente para quem a usa com frequ?ncia nas atividades de trabalho.

Ao sair nos blocos carnavalescos, antes de cantar, primeiro pratique aquecimento vocal:

A emiss?o da voz vem do resultado do movimento sin?rgico, sincronizado, dos m?sculos que a envolvem. Da?, aquec?-los antes de quaisquer exerc?cios. Quando os m?sculos ficam aquecidos, podemos dizer que eles est?o prontos para cantar e falar. Aumentam a irriga??o sangu?nea, tornando-os flex?veis e menos suscept?veis a les?es. ? desse jeito que voc? prepara a voz.

Vibre os l?bios, brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

A l?ngua, trrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

E alongue o fonema /m/ mmmmmmmmm.............

Depois de usar convenientemente a voz, vem o desaquecimento, que ? traz?-la de volta ? forma muscular utilizada na fala:

Relaxe o corpo e inspire. Em seguida, os mesmos exerc?cios poder?o ser feitos, mas de maneira bem suave, desacelerando. Mantenha repouso vocal por uns minutos at? voc? sentir que est? na hora de recome?ar a falar.

Poupe a voz sempre em ambientes ruidosos. Uma dica infal?vel: se precisar falar com algu?m no ambiente ruidoso, fa?a o seguinte: tape com sua m?o o ouvido da outra pessoa e chegue bem perto falando baixo. O ru?do ambiental diminui consideravelmente e sua mensagem ser? ouvida. Mais uma vez, voc? evitar? gritar ao competir com o ambiente barulhento.

Finalmente, divirta-se e solte a voz neste carnaval porque voc? merece!


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com