Cal Coimbra Cal Coimbra 17/12/2009

Falando Neste Natal

Foto de Papai Noel falandoNeste Natal, época de reencontros e confraternização, desejo a todos, que encontrem a oportunidade de falar com as pessoas, tudo aquilo que ficou pendente durante o ano. Falar  o pedido de desculpas pelos mal entendidos, o pedido de perdão de alguém que nos magoou e que pode ser perdoado, em direção aos olhos de cada um. Falar é fundamental para qualificar as relações e aprimorar a comunicação. O diálogo é o caminho mais seguro para diminuir a violência, a dor, o desconforto.

Falar também de alegria, de conquistas, de planos para o próximo ano. E por que não falar sempre de amor?

Ao Portal ACESSA.com, falo para agradecer a oportunidade de mostrar a fonoaudiologia aos que precisam dela, e pelo nosso saudável convívio há oito anos. Aos prezados e-leitores, falo para agradecer pelo incentivo que me levam a escrever, cada vez mais, artigos com tanto prazer, que parece não ter mais fim. Com eles, tentamos encontrar o melhor caminho para a comunicação saudável.

Desde outubro de 2001, abordamos os mais diversos assuntos, do início do desenvolvimento da comunicação humana, até as dificuldades que as pessoas atravessam nessa trajetória de vida, enfatizando a comunicação dos idosos, que pode melhorar. Tocamos na prevenção, orientando mudanças em determinados comportamentos. Falamos da importante intervenção da família — tentando compreender a preocupação dos pais, que desejam o melhor para seus filhos — e os cuidados que devemos ter com nossa voz, principalmente os profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho.

A atenção à criança que começa a titubear nas palavras e a prevenção das alterações auditivas, com diagnóstico precoce infantil, e nos trabalhadores que estão sujeitos a ruídos constantes também foram citados. Além de aspectos emocionais, psicossomáticos, e de ordem médicas, tão importantes para as relações profissionais.

Que no próximo ano, estejamos aqui, unidos, na intenção de caminhar rumo à qualidade de vida, em harmonia, em solidariedade, em paz!

Abraço afetuoso.


Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.