Cal Coimbra Cal Coimbra 20/5/2010

Rinite Alérgica e Respiração Oral: constantes danos na qualidade de vida da criança

rosto de um menino focando o nariz e a bocaNão é raro encontrarmos crianças que apresentam rinite alérgica acompanhada de respiração oral, prejudicial aos mecanismos posturais e de fala. Na verdade, as rinites frequentes associadas à respiração oral interferem no crescimento da face com impacto na vida emocional e cognitiva da criança. Isto porque, a forma e as funções dos sistemas que envolvem toda a estrutura estomatognática, aos poucos, comprometem a qualidade de vida da criança.

O uso dos antiistamínicos aumenta a sonolência que advém do sono insatisfatório, provocando dificuldade de concentração.

Identifica-se rinite alérgica como inflamação das membranas nasais, induzida por exposição à alérgenos. A criança sente coceira intensa no nariz e espirros, acompanhados de coriza, diminuição do olfato. Todos esses sintomas são decorrentes do processo inflamatório.

Geralmente os profissionais especializados procuram orientar os pais nos controle do ambiente, associado ao tratamento medicamentoso e imunoterapia.

A alteração na capacidade pulmonar, associada à dificuldade para inspirar por causa da diminuição do pico do fluxo aéreo pode estar vindo da obstrução nasal, que influencia a respiração oral, consequentemente a fala.

Nesse complexo sistema orofacial pode surgir a má oclusão dentária associada às alterações musculares, que tendem à flacidez da região orofacial, especialmente os lábios.

É possível tratar todos esses fatores, apesar dos comprometimentos. Uma equipe interdisciplinar pode traçar planos de tratamento para a correção da má oclusão – ortodontista -, da rinite – otorrinolaringologista -, da reeducação respiratória e de fala – fonoaudiólogo.

Quanto mais cedo observarmos essas alterações, conseguiremos reduzir atendimentos de urgência ou até mesmo hospitalizações, fato que acontece nos casos em que a criança encontra-se em crise.



Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.