Cal Coimbra Cal Coimbra 19/10/2010

A linguagem do corpo no estresse

Foto de uma pessoa estressadaS?o as rea?es corporais de adapta??o, de prote??o, defensivas ou ofensivas, que sinalizam o estresse nos acontecimentos da vida cotidiana. Elas est?o ligadas a dist?rbios fisiol?gicos, que podem, por exemplo, levar ? necessidade anormal de comer (bulimia) ou de n?o comer (anorexia) etc.

Estresse quer dizer a a??o de uma for?a sobre uma estrutura. Ocorre, por?m, que cada est?mulo (for?a) precisa ser decodificado pela pessoa (estrutura) que o recebe, a fim de que possa elaborar sua resposta.

Na vis?o psicofisiol?gica, sintomas ? a express?o de um conte?do ps?quico na linguagem do corpo. Cada ?rg?o ou sistema de ?rg?os pode expressar a ang?stia ou a depress?o por meio de sintomas que escamoteiam o afeto, chegando a alterar o comportamento e a comunica??o em casos importantes de estresse.

Os estudos diversos sobre o estresse demonstram que est?mulos emocionais cr?nicos acarretam dist?rbios funcionais e les?o, assim como est?mulos cr?nicos de natureza infecciosa, t?xica ou traum?tica. Entretanto, parece cada dia mais claro que cada caso ? um caso. Cada pessoa reage ao estresse de acordo com suas condi?es corporais diversas. Como a decodifica??o varia de pessoa para pessoa, um mesmo est?mulo n?o causa necessariamente estresse em outra.

A import?ncia de lidar com as emo?es

O importante ? desenvolver nossa Intelig?ncia Emocional, a fim de melhorar, por esse caminho, os relacionamentos humanos e ajudar grande parte de pessoas que t?m vivido ? base de impulsos.

Na antiguidade, segundo a tradi??o, Arist?teles dizia: qualquer um pode zangar-se, isso ? f?cil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, n?o ? f?cil. Parece que hoje j? ? poss?vel pelo menos tentar, experimentar, conseguir.

Os psic?logos que se dedicam a descobrir o que se deve fazer para viver a vida de modo bem sucedido identificaram cinco dom?nios da intelig?ncia emocional:

1. AUTOCONSCI?NCIA

  • Reconhecer um sentimento quando ocorre
  • Saber confortar-se
  • Livrar-se da ansiedade, da tristeza, da irritabilidade

2. MOTIVAR-SE: saber colocar as emo?es a servi?o de um objetivo ? essencial para:

  • Prestar aten??o
  • Ser competente no que faz
  • Ser criativo

3. AUTOCONTROLE EMOCIONAL: isto ?, ser capaz de adiar uma satisfa??o e reprimir a impulsividade
4. RECONHECER EMO??ES NOS OUTROS
5. ESTABELECER RELACIONAMENTOS

A capacidade intelectual e a intelig?ncia emocional s?o parceiras complementares na vida mental. S? que a capacidade intelectual n?o pode resolver os problemas da vida emocional. J? o desenvolvimento da intelig?ncia emocional faz aumentar o rendimento da vida intelectual, o saber viver para qualificar a vida pessoal, longe do peso do estresse.

?

*Trechos retirados da tese de doutorado desta colunista, intitulada Rela??o entre Psicossom?tica e Disfonia Comportamental ? UMSA-2006.



Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.