Cal Coimbra Cal Coimbra 31/7/2012

Gagueira, quando descoberta cedo, pode ser minimizada

gagueiraO comportamento da criança que gagueja pode comprometer seu desenvolvimento linguístico e psicológico. Porém, quando os pais, os adultos em geral e os professores passam a ter conhecimento sobre o que de fato pode ser evitado, os benefícios que a criança terá pode acabar ou minimizar os transtornos da gagueira.

Em casa, os pais devem olhar o filho ou a filha com a intenção da mais pura compreensão, porque o sofrimento da criança é evidente. Claro que eles também podem estar sofrendo, mas a clareza de buscar caminhos precisa partir deles.

Não são os pais que fazem a gagueira aparecer na vida da criança. Eles podem ter orientações de psicólogos e fonoaudiólogos que auxiliam com competência na relação da comunicação entre eles. Quanto mais cedo for o encaminhamento para esses profissionais, maior será a capacidade de recuperação.

Os professores, estes sim, são fundamentais na ajuda da criança vencer os transtornos da gagueira. O que eles podem fazer quando percebe que o aluno ou a aluna está gaguejando? A escuta é a primeira manifestação que o professor deve ter. Preste atenção olhando para a criança e compreendendo o que ela tem a falar. A criança vai sentir-se abraçada. Isto é muito importante para a continuidade do trabalho em sala de aula. Respeitando as dificuldades da comunicação, a criança vai ser colocada em posição de igualdade com seus colegas.

A aceitação da gagueira é outra manifestação de compreensão natural por parte do professor, que pode facilitar a relação social da criança com gagueira, por ele ser o profissional que está diariamente em comunicação com seus alunos.

A valorização da participação da fala espontânea em sala de aula pode fazer com que o aluno deixe de sentir inibição, situação das mais dificultosas no processo de comunicação.

Enfim, o assunto gagueira é inesgotável. Numa próxima oportunidade voltaremos a esclarecer outros pontos tão importantes quanto esses que colocamos aqui.

Até lá !


Cal Coimbra
é psicóloga e doutora em Fonoaudiologia.

ACESSA.com - Gagueira, quando descoberta cedo, pode ser minimizada