Quinta-feira 27 de agosto de 2009, atualizada às 12h30

Confirmado o quarto caso de Gripe A em Juiz de Fora

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A Secretaria Municipal de Saúde (SS) confirmou nesta quinta-feira, 27 de agosto, o quarto caso de Gripe A no município. Segundo informações da assessoria, trata-se de uma paciente de 12 anos, que esteve internada na enfermaria da Santa Casa de Misericórdia. A menina foi tratada com Tamiflu e apresentou visíveis sinais de melhora. Ela recebeu alta sete dias depois da internação.

Em relação à demora na confirmação, a SS afirmou que, pela alta demanda de análises, o prazo dos laboratórios tem sido maior. Sobre a forma de contágio, a assessoria informou que a doença foi adquirida através do contato com parentes do Rio de Janeiro.

Uma mulher imunodeprimida, de 33 anos, internada no HPS, que chegou a tomar Tamiflu por medida de precaução, faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 26. Entretanto, o Comitê esclarece que embora tenha sido inicialmente diagnosticada com a gripe A, houve descarte da doença pelo infectologista após detalhado exame clínico, quando também foi suspenso o medicamento. O diagnóstico inicial deu-se devido a uma complicação apresentada pela paciente (pneumonia bacteriana). Conforme o último boletim divulgado, na sexta-feira, 21, o município registra duas mortes possivelmente provocadas pelo H1N1 e 38 internações sob suspeita, cinco em estado grave.

Número 1 em mortes

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, o Brasil é o país com maior número de mortos pela nova gripe. Até o último sábado, 22, foram confirmados 557 óbitos pelo vírus H1N1. No entanto, a taxa de mortalidade do país (0,29) é menor do que em outros seis países, pois o percentual é calculado em relação à quantidade de habitantes em cada local. Minas Gerais tem hoje, 664 casos suspeitos, 239 confirmados e 62 óbitos relacionados à Influenza A são investigados.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes