Quinta-feira, 15 de abril de 2010, atualizada às 16h

Juiz de Fora passa a oferecer medicamento gratuito contra a Gripe A a partir desta sexta-feira

Aline Furtado
Repórter

Juiz de Fora passará a oferecer o medicamento fosfato de oseltamivir, usado no tratamento da Gripe A, a partir desta sexta-feira, dia 16 de abril, segundo informações da Secretaria de Saúde (SS).

A distribuição do medicamento é gratuita e ocorrerá na Farmácia Popular, por meio de repasse do Ministério da Saúde (MS). Para o acesso ao remédio, o paciente deve apresentar receita médica, emitida pela rede pública ou privada de saúde, além de documento de identidade.

Segundo informações da SS, Juiz de Fora recebeu 4.850 cartelas, contendo dez cápsulas cada uma. De acordo com a assessoria do MS, cerca de dois milhões de medicamentos estarão disponíveis aos pacientes de todo o país. Além disso, o oseltamivir também pode ser encontrado em postos e hospitais definidos pelas Secretarias de Saúde. Para este ano, o MS tem estoque de 21,9 milhões de medicamentos para tratamentos adultos e pediátricos.

Meta atingida

O MS divulgou balanço referente ao número de doses de vacinas contra H1N1 aplicadas em crianças entre seis meses e dois anos incompletos. Segundo o órgão, a meta de imunizar mais de 80% das crianças foi atingida, já que 82%, que representam 3.589.985, receberam a dose.  Em Juiz de Fora, foram vacinadas 7.991 crianças em um total de 9.237, o que representa 84,34%.

Outro grupo que atingiu a meta estabelecida pelo MS foi o formado por profissionais de saúde. Ao todo 98% foram imunizados, ou seja, 2.455.641. Em todo o país, 23,5 milhões de doses já foram administradas durante a campanha de imunização contra a Gripe A.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes