• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Sobre o Fim do Ano...

    Nome do Colunista Ana Pernisa 29/12/2018

    E mais um fim do ano se aproxima... Lá vem 2019 apontando o horizonte de um novo ano. Nesse período é comum surgir os momentos de pausa, de reflexão, não é mesmo? Muitos já têm o hábito de pararem, escreverem, refletirem propositalmente sobre isso. Outros, passeiam pela ideia e logo são atropelados pela correria dos preparativos das festas natalinas e de Réveillon...

    Então, aproveito esse espaço, para compartilhar uma pausa nessa leitura. Minha, enquanto escrevo, e, sua enquanto lê. Podemos refletir juntos...

    Enquanto escrevo, compartilho com vocês minhas observações desse 2018... Ele foi um marco significativo. Um divisor de águas interno. Tenho muito a agradecer a oportunidade  de perceber que há sabedoria no tempo, que a capacidade busca da aceitação é extremamente salutar, que nem tudo realmente depende só de mim, que perdoar e se autoperdoar desamarra a gente.  Que buscar o amor como força interna é um bom caminho apesar dos caminhos, as vezes, serem desafiadores.

    Sobre as etapas vividas...  Algumas se fecharam: parte por minha vontade, algumas porque tinham que ser, outras porque não dependiam de mim, algumas por interesses individuais diferentes, algumas por fatos inerentes à vida...

    Alguns deixaram tristeza outros alegria... A todos esses ciclos encerrados, eu agradeço pelo aprendizado que pude obter. Foi o que foi e o que pode ser.

    E, como a vida é equilíbrio. Etapas se fecharam, mas outras também se abriram!

    Agradeço a tudo que está vindo até mim e está por vir... Agradeço pelas trocas obtidas, os aprendizados que elas me trazem. As formas de ver a vida diferente que pude enxergar e respeitar, a chegada de ideias e pessoas que vierem na forma de joias preciosas que é a amizade.

    Hora de olhar e construir projetos que vão surgindo. Assumir novos caminhos que vão sendo acertados dentro do que tenho como propósito e lapidados pelo processo de caminhar...

    Então... Após ter lido até aqui, nesse momento, eu convido a você a refletir comigo:

    1) O que que você pode ou precisa encerrar para trazer leveza para o próximo ano?

    2) O que que você precisa perdoar ou se autoperdoar? É possível dar algum passo nesse sentido?

    3) O que você precisa aceitar ou precisa deixar partir para que 2019 chegue cheio de outras possibilidades de realizações?

    4) Quais são suas boas perspectivas em relação a 2019 e quais os passos que você quer dar para construir esse novo projeto?

    5) Quais as metas possíveis de alcançar aquelas que estejam ao alcance dos seus pés e você pode realizar logo no início do ano?

    6) Qual pequeno hábito você pode criar para trazer alegria a você?

    E, agora chega a vez dos sonhos...

    Sonhar faz parte... E também faz parte do nosso desejar de 2019...

    7) Quais são os seus sonhos? Mesmo achando impossível, tudo acontece primeiro no campo do desejo, da vontade, do anseio... Só é possível a gente buscar alcançar algo se  a gente  sabe o que desejamos de fato, não é?

    Bom, podem surgir várias perguntas que possibilitem uma boa reflexao... Se quiser compartilhar algumas nos comentários para enriquecer o texto,  serão bem vindos...

    O importante aqui é a ideia de pausar um pouco e olhar! Olhar onde estou e onde desejo estar, só assim, ocorre a possibilidade de um caminho surgir!

    Ouse sonhar!!!

    Meus votos, para encerrar essa pequena conversa de hoje é que você consiga alcançar um bom fechamento para 2018, visualizar bons projetos para 2019 e,  continuar dando passos para transformar seus sonhos em realidade, construindo um bom caminhar pela sua vida!  

    Um beijo carinhoso.

    Ótimo dia!

    Ótimo 2019.

    Ana Pernisa é Psicóloga, Pedagoga, Coach e Consteladora Familiar. Idealizadora do Grupo Terapêutico Companhia de Mulheres. Estudiosa e interessada em assuntos que possibilitam e sejam facilitadores ao desenvolvimento pessoal e profissional.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.