Sobre escrever, pausa e sonhos

Nome do Colunista Ana Pernisa 15/05/2019

Oi!

Já faz algum tempo que eu não escrevo.

Comecei a escrever por um  rompante de palavras que ficaram grandes dentro de mim até transbordarem para o papel, como uma grande explosão de reflexão e percepção.

E assim foi por um tempo até que precisei pausar.

Como acredito que nada se perde e, sim, se transforma para melhor, cá estou, trazendo este momento para compartilhar aqui minhas observações.

Nesse período, pude perceber que, às vezes, a vida nos convida a pausas que não desejamos, porém, podemos nos abrir para o aprendizado se assim, escolhermos.

Nesses momentos, é preciso entender que há coisas que podemos ir levando e outras que, dar um tempo se faz necessário. Dando um tempo, é possível reavaliar o que é ou não importante para nós. Se aceitarmos com leveza esse processo, podemos fazer algumas escolhas dentro do que tem valor e discernir o que nos possibilita alcançar uma vida mais saudável de forma emocional, física e espiritual.

A vida é cheia de ciclos e saber respeitar o ritmo de cada um é algo que precisamos reaprender. Nos dias de hoje, estamos  muito desconectados com a natureza e essa sabedoria se perdeu. Vivemos num mundo que nos cobra o tempo todo a um ritmo acelerado e cheio de estímulos. No corre corre da vida, esquecemos que somos humanos, de carne e osso e não máquinas. Paramos de perceber  que o ritmo externo não tem nada haver com o nosso ritmo interno. Sobrecarregando nossas mentes com excesso de informação e nossos corpos com um dia a dia desenfreado. Não é raro, por exemplo, entrarmos num elevador e vermos que quase todos estão envolvidos com seus celulares ou, atravessarmos ruas absorvidos em nossos aparelhos. Não temos mais tempo para olhar o outro nos olhos e sorrir em cumprimento. E assim, vamos levando a vida até que num belo dia algo ocorre e algumas referências se perdem.

Não sabemos mais o que é realmente importante e o que não é. O mundo real se mistura com o virtual e, aí, nesse instante, a vida pode começar a nos convidar a desacelerar. Sábios são aqueles que conseguem perceber os sinais e passam a criar pausas para sentir e se questionarem. Outros, persistem até que um dia, entra, por bem ou por mal, numa espécie de "stand by" forçado, seja através de um stress, fadiga crônica, crise de ansiedade, fibromialgia, síndrome do pânico e tantas outras coisas que vem rondando essa nossa modernidade.

Sabe, a princípio, se isso ocorrer, pode parecer algo complexo, porém, convido a você olhar o outro lado da moeda. Já parou para pensar que essa situação pode ser um convite para que pare simplesmente e olhe de fato para a forma que está vivendo e conduzindo sua vida? Como anda seu caminhar e seus sonhos? Será que não está na hora de reavaliar o seu percurso e endireitar sua rota?

Se você tem se sentido atropelado pelos seus dias, convido a parar, respirar e sentir. Se questione! Pergunte a você como está. Se isso ou aquilo está lhe fazendo bem. Pergunte se existe algo que possa fazer, mesmo que seja a princípio uma pequena mudança, para se sentir mais confortável.

E, se perceber que está desafiador enxergar uma saída, busque ajuda! Busque um profissional que possa olhar junto o seu momento e os processos que ali estão envolvidos. Ao fazer isso, pode ser que descubra novas perspectivas e bons sonhos para realizar.

Ótimo dia!

Um beijo carinhoso.

ACESSA.com - Sobre escrever, pausa e sonhos