Banda Usina 4

Por

Banda Usina 4
Eles querem viver de m?sica e, apesar de todos cursarem uma falculdade, uma coisa ? certa: aqui o hobby s?o os estudos

Djenane Pimentel
19/11/04

Clique no ?cone de "v?deo", ao lado, para ver a banda Usina 4 tocando o som do Legi?o: "Que Pa?s ? Este?"

Quem toca em banda sempre tem o sonho de ficar famoso... mas o legal ? ver quando as pessoas sabem dar um passo de cada vez. A Banda Usina 4 ? um exemplo disto. Na estrada desde agosto de 2003, o grupo pretende, a partir deste m?s, se concentrar mais, para trabalhar em cima de algumas m?sicas para a poss?vel grava??o de um cd.

O grupo ? formado pelos jovens universit?rios: Beto (vocais e guitarra-base); Felipe (bateria); Giovani (guitarra), Gustavo (baixo) e Pablo (teclados). Com um repert?rio bem ecl?tico e sob a influ?ncia do Rock, os amigos afirmam que, ao longo do tempo, ? que foram moldando seu estilo e a forma??o atual, que deriva (tr?s deles) da antiga banda Manobroder.

Os integrantes da Usina 4 trazem na bagagem um gosto musical parecido, que faz com que gostem de verdade do que tocam na noite.
Durante um show, os garotos apresentam o rock internacional dos anos 60, 70 e 80, incluindo Dire Straits, The Police e U2, al?m de outras bandas como Oasis, Capital Inicial, Paralamas, Lob?o, Bar?o Vermelho, Jota Quest, Bob Marley, Gilberto Gil, Ed Motta...

"? legal tocar o que se gosta, mas o gosto da banda tamb?m est? em constante evolu??o", diz o guitarrista Giovani. "A gente come?a a gostar de umas coisas e, ?s vezes, at? deixa de gostar de outras", confirmam os demais. Segundo os integrantes da banda, isso ? bom, pois ? "interessante estar sempre em movimento e ser o mais ecl?tico poss?vel".


E, por causa disto, o repert?rio da banda agrada a "gregos e troianos". Tanto que, segundo eles, pessoas j? chegaram a pedir para tocarem forr?, durante o intervalo de um show. Mas, com rela??o a isso, os meninos deixam o aviso: "ecl?ticos, sim, mas nem tanto, brother!"

Sonho de viver de m?sica
Arquitetura, contabilidade, fonoaudiologia e fisioterapia.... estes s?o os cursos freq?entados pelos cinco integrantes da Banda Usina 4. Mas, de acordo com eles, a faculdade ? s? um hobby. "Queremos viver de m?sica. Quem est? neste ramo, sempre quer isso, e sabemos que ? dif?cil, mas estamos a?. Acho que para ser m?sico tem que ter muita coragem, na verdade", ressalta Giovani.

O grupo j? abriu shows, tocou em bares, em festas de faculdade... mas o que acham do p?blico de Juiz de Fora? "? bacana, sim. Estamos tendo uma boa aceita??o, mas gostamos mesmo de tocar onde sabemos que o p?blico vai estar para ver a banda, ouvir uma m?sica ao vivo, e n?o devido a certos modismos", destacam.

Quanto ? divulgar o som pr?prio, eles juram que tentam, mas n?o for?am. "Se, em alguns shows, a gente n?o v? abertura para tocar m?sica pr?pria, a gente continua nos covers... depende muito da casa", informam. Mas, acham importante tentar mostrar o que fazem, o que t?m pronto, pois ? assim que se chega "l?".

Nas composi?es, o vocalista, Beto, afirma que, geralmente, escreve as letras, mas que, na verdade, toda a banda se envolve com o projeto e procura trabalhar junta. Hoje, eles acreditam que apostar numa m?sica mais forte para chamar a aten??o de uma gravadora ? o melhor caminho, e n?o gravar um cd independente, com 11 m?sicas que, al?m de caro, pode n?o dar em nada. "No momento, estamos ? procura da m?sica ideal", finalizam.

Clique aqui e acompanhe os shows da banda Usina 4
em nossa agenda cultural