Quarta-feira, 31 de outubro de 2007, atualizada ?s 09h47

Juiz de Fora participa de Dia Nacional de Preven??o de Arritmias Card?acas e Morte S?bita


Renata Solano
*Colabora??o

A Sociedade Brasileira de Arritmias Card?acas (Sobrac) lan?a uma campanha com o tema "Cora??o na batida certa" e o slogan "Seu cora??o pode n?o estar no mesmo ritmo que voc?". A segunda-feira, dia 12 de novembro, ser? a marca do primeiro dia nacional de Preven??o de Arritmias Card?acas e Morta S?bita.

Para esse dia, o Hospital Universit?rio (HU) de Juiz de Fora prepara uma palestra gratuita e aberta ? comunidade, ?s 08h, no audit?rio Gilson Salom?o do pr?prio HU. O objetivo ? alertar a popula??o leiga, mas tamb?m o poder p?blico e m?dicos cardiologistas sobre o problema e buscar medidas de preven??o dos fatores de riscos.

Sobre a campanha

A expectativa ? de que todos os pr?ximos anos, a data 12 de novembro seja marcada pelo alerta ? sociedade. Seja atrav?s de a?es sociais e educativas ou de pr?ticas que mobilizem a comunidade leiga para os cuidados com os fatores de riscos que propulsionam problemas mais graves como a arritmia e a morte s?bita.

Os fatores s?o, por exemplo, colesterol alto, tabagismo, press?o alta, uso abusivo de bebida alco?lica, obesidade, sedentarismo e propens?o gen?tica, de acordo com o hist?rico familiar.

A disfun??o

A arritmia card?aca compreende dist?rbios do ritmo do cora??o que passa a bater de forma irregular, seja mais lento ou mais acelerado que o normal. Muitas vezes n?o provocam sintomas, por isso a popula??o nem sempre conhece seus riscos.

Quando diagnosticada com anteced?ncia e de forma correta, a arritmia ? pass?vel de tratamento com medica??o, cauteriza??o ou implante de desfibrilador ou marca-passo. A falta de informa??o ? que pode gerar a morte s?bita, ou seja, morte repentina, atrav?s de parada card?aca e respirat?ria.

Segundo a assessoria do Hospital Universit?rio, a cria??o de um dia nacional espec?fico para o alerta sobre esse assunto ? importante, porque faz com que a sociedade como um todo se mobiliza diante do assunto.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF