• Assinantes
  • Saúde

    Segunda-feira, dia 05 de novembro de 2007, atualizada às 15h30

    Campanha de vacinação contra a rubéola é intensificada entre os homens de Juiz de Fora


    Priscila Magalhães
    Repórter

    Mesmo aplicando 172 mil doses de vacina contra a rubéola desde maio deste ano, em Juiz de Fora, a cidade ainda registrou 57 casos da doença. O número é considerado preocupante pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, já que no ano passado 12 casos foram registrados.

    A chefe do Departamento, Viviane Lúcia Carneiro, diz que os casos aumentaram, porque as pessoas não estão se vacinando. "O número cresceu e é muito preocupante, pois significa que o vírus está em circulação e precisamos acabar com isso. Estamos chamando a atenção para a vacinação dos homens, pois eles estão ajudando a garantir a circulação da doença".

    Segundo Viviane, 70% dos casos registrados foram detectados nos homens adultos. Enquanto 70% das mulheres do município já foram vacinadas, apenas 50% dos homens receberam a dose. "A nossa preocupação era com a vacinação das mulheres para evitar a Síndrome da Rubéola Congênita. Mas se os homens não forem imunizados, mais mulheres vão ser contaminadas", explica.

    Viviane diz que se a mulher for contaminada nos três primeiros meses de gravidez, o bebê pode nascer com deficiências, doenças cardíacas, surdez e catarata, a chamada Síndrome da Rubéola Congênita. A doença é transmitida pela boca e nariz através do contato com uma pessoa doente. Entre os sintomas estão febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo e dores articulares.

    "Estamos intensificando a campanha que teve início em maio, pois, até agora, vacinamos somente 52% da população adulta. Crianças de um a 11 anos e adultos de 12 a 49 anos devem ser imunizados", diz Viviane. Profissionais da área de turismo que trabalham em locais com grande circulação de pessoas, como hotéis, bares, restaurantes e táxis, também devem ser imunizados. As vacinas podem ser encontradas durante todo o ano nas UBSs, no PAM Marechal e no PAM Andradas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.