Ter?a-feira, 27 de maio de 2008, atualizada ?s 12h

O ?ndice de mortalidade materna, em Juiz de Fora, registra queda de cerca de 58%, mas ainda ? elevado



Renata Solano
*Colabora??o

O Dia Internacional de A??o pela Sa?de da Mulher e o Dia Nacional pela Redu??o da Mortalidade Materna s?o no dia 28 de maio, quarta-feira. O intuito ? fazer com que haja uma prepara??o das mulheres para a maternidade com a conscientiza??o da import?ncia de fazer todos os exames e contribuir para a redu??o dos ?ndices de mortalidade.

Juiz de Fora pode comemorar esse dia com o baixo coeficiente da Raz?o de Mortalidade Materna (RMM) que, em 2007, fechou em 49 mortes em raz?o de cem mil nascidos vivos. A queda, nos ?ltimos quatro anos, equivale a 58,8%, visto que, em 31 de dezembro de 2004, a RMM na cidade era de 119 mortes por cem mil nascidos vivos.

No entanto, o Minist?rio da Sa?de, por meio da portaria n? 493 de 13 de maio de 2006, estabelece que uma RMM acima de 20 ?bitos maternos por cem mil nascidos vivos ? considerada como elevada.

Para evitar novos riscos ? vida das mulheres, o Departamento de Sa?de da Mulher trabalha com Grupos de Direitos Reprodutivos e oferece m?todos contraceptivos como anti-concepcionais orais, injet?veis, DIU, condons, diafragma, implantes e an?is vaginais. Al?m disso, os usu?rios do SUS em Juiz de Fora contam com as cirurgias de laqueadura e vasectomia.

O que ? considerado morte materna

A mortalidade materna compreende a morte de uma mulher durante a gesta??o ou at? 42 dias ap?s o seu t?rmino, independente da sua dura??o ou da sua localiza??o, desde que causada ou agravada por qualquer fator relacionado ? gravidez, ou por medidas tomadas em rela??o a ela.

Fonte: relat?rio do Comit? Municipal de Preven??o ? Mortalidade Materna

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF