• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Quarta-feira, dia 21 de novembro de 2007, atualizada às 09h32

    Hospital Universitário faz alerta para prevenção de diabetes. Em Juiz de Fora mais de três mil pessoas dependem da insulina


    Renata Solano
    *Colaboração

    Dados divulgados pela International Diabetes Federation (IDF) mostram que 440 mil crianças com menos de 14 anos, em todo o mundo, têm diabetes tipo 1 e, a cada ano, mais de 70 mil crianças desenvolvem a doença. A estimativa no país, segundo dados da assessoria da Gerência Regional de Saúde (GRS) é de que 11% da população acima de 40 anos tenha a doença. Em Juiz de Fora, 3106 pessoas dependem da insulina.

    No próximo sábado, dia 24 de novembro, acontece o Mutirão de Saúde com a finalidade de prevenir e conscientizar a população sobre o distúrbio.

    O evento será realizado entre 9h e 15h e é organizado pelo Hospital Universitário (HU) e pela Liga Acadêmica de Endocrinologia, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa é coordenada pela professora Mônica Barros Costa que espera, através do evento, ter subsídios para um levantamento estatístico de maior precisão sobre os novos casos de diabetes.

    O Mutirão de Saúde vai ser realizado na sede da Associação Médica de Juiz de Fora, à Sociedade de Medicina e Cirurgia e é gratuito para qualquer pessoa da comunidade.

    Na ocasião, vão ser oferecidos para a população exames gratuitos, tanto de taxa de glicose, quanto exames de sangue tradicionais para conferir as dosagens de triglicerides, colesterol total (tanto LDL quanto LDH) e creatinina. Para esse exame tradicional, que exige jejum, o interessado deve marcar para uma data posterior ao dia do mutirão no próprio HU.

    Para os pacientes diabéticos, vai ser oferecida uma avaliação clinica individual, bem como o fornecimento de uma dosagem de glicose. A iniciativa faz parte das comemorações e alertas relacionados ao dia Mundial do Diabetes que aconteceu na última quarta-feira, dia 14 de novembro. É a primeira vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a data, que este ano traz o tema Diabetes em Crianças e Adolescentes.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.