Quinta-feira, dia 22 de novembro de 2007, atualizada ?s 17h44

Manifesta??o em frente ao Theatro Central marca Dia de Combate ao c?ncer infanto-juvenil. JF possui mais de cem crian?as em tratamento


Priscila Magalh?es
Rep?rter

O Dia Nacional de Combate ao c?ncer infanto-juvenil ? comemorado no dia 23 de novembro. Em JUiz de Fora, uma manifesta??o vai acontecer em frente ao Cine-Theatro Central, de 10h ?s 18h, para marcar a data. Panfletos v?o ser distribu?dos como forma de conscientizar a popula??o e chamar a aten??o para o diagn?stico precoce.

Segundo a diretora da Funda??o Ricardo Moys?s J?nior, Jane Berlose Moys?s, s?o mais de cem crian?as em tratamento na institui??o. "Al?m destas 108 temos mais 285 na fase do controle, ou seja, aquelas que j? fizeram o tratamento. Queremos conscientizar a popula??o para o diagn?stico precoce", explica.

Jane diz que o c?ncer de maior incid?ncia nas crian?as ? a leucemia. "Por isso, tamb?m estamos fazendo campanha pela doa??o e transplante de medula ?ssea". Febre prolongada de causa n?o identificada, perda de peso, palidez, ?nguas de crescimento progressivo, manchas roxas ou sangramento pelo corpo, v?mitos acompanhados de dor de cabe?a e dores nos ossos ou nas juntas s?o sintomas do c?ncer infanto-juvenil.