Segunda-feira, 24 de dezembro de 2007, atualizada às 09h20

Projeto "Boletim Humanizado" pretende oferecer melhor atendimento aos pacientes do SUS e seus familiares


Renata Solano
*Colaboração

Com a finalidade de garantir atendimento digno ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), está sendo implantado o "Boletim Humanizado". Ele é um projeto que visa esclarecer para os pacientes e familiares a situação do doente.

Os parentes de pacientes internados no CTI do Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Geraldo Teixeira (HPS) vão poder receber as notícias sobre o doente através de telefonemas, em suas residências, esclarecendo as dúvidas que houver, através de uma linguagem simples e clara.

O projeto vai funcionar da seguinte maneira: entre segunda e sexta-feira, durante o período matutino, a psicóloga da equipe multiprofissional do projeto entra em contato com os familiares informando sobre o estado de saúde do paciente e se ele deseja ou não receber visitas e de quem.

Segundo a enfermeira responsável pelo projeto, Mara Rúbia Cabral, o intuito do projeto é acolher pacientes e familiares. "As informações repassadas à família dizem respeito à orientação do paciente, se está acordado, se desenvolve a fala, sente dor, como está se alimentando e dormindo. A intenção é tranqüilizar o paciente, garantindo seu vínculo com familiares e a equipe", explicou.

*Renata Solano é estudante de Jornalismo da UFJF

*Nota feita com base no release recebido da SSSDA

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.