Sexta-feira, 25 de janeiro de 2008, atualizada às 10h

"Caminhada Orientada" é uma opção para quem quer entrar em forma


Renata Solano
*Colaboração

Coordenado pelo professor José Marques, o Programa "Caminhada Orientada" chega à sua 4ª edição. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância do exercício físico além de oferecer a oportunidade para que elas se exercitem com orientação profissional.

Tanto os adeptos ao esporte quanto as pessoas que precisam iniciar uma atividade física podem participar do programa que possui duas sessões semanais: segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira.

Os horários disponíveis são de 7h30 às 8h20 ou de 8h30 às 9h20, pela manhã, e a tarde de 17h10 às 18h ou de 18h10 às 19h. A mensalidade é de R$ 20 para os integrantes da comunidade acadêmica e de R$ 35 para a comunidade em geral.

Para participar, os alunos devem fazer uma análise clínica anterior. Este exame é realizado no Laboratório de Educação Física, localizado no Hospital Universitário da UFJF. "As avaliações do paciente permitem classificar a potência aeróbia e planejar suas atividades", explica José Marques.

Através de exames físicos e cardiológicos, os praticantes realizam a medição de estatura, peso, freqüência cardíaca, pressão arterial e a avaliação postural. A partir dessas medidas, são traçadas as condições ideais para a prática do exercício. Os exames são todos orientados por estudantes de medicina, fisioterapia, enfermagem, farmácia e educação física.

*Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.