• Assinantes
  • Saúde

    Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 atualizada às 18h16

    Juiz de Fora já registra dois casos de febre maculosa só neste ano. Em 2007 foram cinco registros e três mortes


    Priscila Magalhães
    Repórter

    Um homem morreu na madrugada de segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e um garoto, de 13 anos, está internado no HPS do bairro Ipiranga, com os sintomas da febre maculosa. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, o adolescente é vizinho do homem que morreu e estava com febre há uma semana. A mãe dele havia encontrado um carrapato atrás da orelha dele. Os dois casos aconteceram no bairro São Geraldo.

    A assessoria ainda informou que o exame de sangue foi feito e que, provavelmente, o caso se trata de febre maculosa. É o segundo caso registrado em 2008,sendo que em todo o ano passado foram cinco casos, com três mortes. O médico da epidemiologia da Secretaria do Estado da Saúde, Paulo Tavares Frederico, diz que não há motivo para que a população entre em pânico.

    "O carrapato não se espalha, pois não voa. É uma doença localizada. Em 2006, tivemos três casos na mesma casa. E nem sempre leva à morte, desde que o diagnóstico seja precoce", diz. Segundo ele, a melhor forma de prevenção é a fiscalização, por parte da Prefeitura, para que a população cumpra o código de posturas da cidade.

    "Não vejo o motivo de uma cidade como Juiz de Fora ter cavalos andando na rua e pastando perto das residências. Eles são os principais hospedeiros e não podemos admitir que eles fiquem andando nas ruas. Então, não é um problema só da saúde", coloca ele. Um outro exemplo citado por Paulo diz respeito às capivaras que ficam na beira do rio. "Elas têm o carrapato estrela, transmissor da doença. Os donos dos cavalos levam os animais na beira do rio para se alimentarem e eles saem de lá cheios de carrapatos", explica.

    Os sintomas da doença são parecidos com o de outras febres hemorrágicas, como dengue, leptospirose, hantavirose e hepatites, diz o médico. "Não existem sintomas específicos, o que leva a uma confusão com outras doenças, atrasando o diagnóstico". Manchas vermelhas na pele devem ser observadas. Elas se iniciam nos membros inferiores e depois se fixam na palma da mão e na planta do pé. Além disso, é uma doença que provoca febre alta, dores de cabeça e no corpo.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.