• Assinantes
  • Autenticação
  • Segunda-feira, 17 de março de 2008 atualizada às 17h33

    Juiz de Fora registra 85 casos de dengue desde o início do ano. No mesmo período de 2007, foram 49 notificações



    Daniele Gruppi
    Repórter

    Desde o início do ano, a cidade registra 85 casos de dengue. Ano passado foram feitas no mesmo período 49 notificações. Só em janeiro deste ano foram 21 notificações. Segundo o gerente regional da saúde de Juiz de Fora, José Laerte Barbosa, o número é considerado alto e pode aumentar, já que a combinação chuva e altas temperaturas cria um ambiente favorável para o desenvolvimento do mosquito.

    "Estamos no período de incidência da doença, que vai até maio. O número tende a aumentar ainda mais, mas a situação está sob o controle" afirma, dizendo que o Estado está fiscalizando as atuações do município de combate à dengue.

    A Secretaria Estadual de Saúde alerta a população para que esteja atenta a possíveis focos nas residências: vasos de plantas, pneus, garrafas e ar condicionado, e também para que não impeça a visita dos agentes nas casas.

    Em novembro do ano passado, a Gerência Regional de Saúde (GRS) informou que já existiam 580 notificações de casos de dengue desde janeiro de 2007, com 338 confirmações. Em dezembro do mesmo ano, agentes da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do município começaram uma campanha para controlar o número de casos da dengue na cidade. Na praça do bairro Benfica, foi montado um estande e a população recebeu panfletos e orientações sobre a doença, seus riscos, os sintomas e os reservatórios.

    Sintomas

    De acordo com o epidemiologista Paulo Tavares, os principais sintomas da dengue se parecem com o da gripe. "Muita dor de cabeça localizada atrás do globo ocular, dor nas juntas, e nos músculos".

    Ele lembra que é importante não ingerir alguns tipos de medicamentos em caso de suspeita de dengue. "Nunca tomar remédios que com ácido acetil salicílico (AAS). É melhor a dipirona", alerta.

    Notícia ACESSA.com de outubro de 2007

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720