Sexta-feira, 29 de março de 2008, atualizada às 10h30

Simpósio discute temas relacionados à qualidade de vida do idoso



Marinella Souza
*Colaboração

Considerando que o Brasil tende a ser o sexto país em número de idosos até 2025, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o I Simpósio de Geriatria e Gerontologia de Juiz de Fora para debater temas relacionados à qualidade de vida do idoso. O evento inaugura as atividades da Liga de Geriatria e Gerontologia (LAGG) da faculdade de Medicina.

Segundo a presidente da LAGG, Vívian Carvalho Santos, o objetivo do Simpósio é "despertar a atenção para a importância de discutir temas relacionados a esse público e conferir habilidade para tratar desses pacientes e garantir a melhor qualidade de vida deles".

Vívian diz que esse é um tema pouco abordado na faculdade e é muito importante que os profissionais estejam qualificados para lidar com esse paciente que requer uma atenção especial. "O paciente idoso, normalmente, é mais carente e precisa que o médico seja bastante paciente e carinhoso", diz.

Além disso, a médica ressalta que a qualificação também é fundamental porque na terceira idade, as pessoas tendem a acumular patologias. "Cerca de 85% dos pacientes convivem com alguma doença crônica e 10% destes têm cinco doenças simultâneas. Saber abordar o paciente, tratar adequadamente dessas interações e conseqüências é primordial para o sucesso do tratamento", explica.

Prevenção e promoção da saúde do idoso, síndromes geriátricas, avaliação geriátrica global, suporte social e familiar do idoso, epidemiologia e aspectos psicológicos do envelhecimento serão temas trabalhados em mesas redondas, palestras e conferências. O evento vai acontecer nos dias 28 e 29 de março, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (Rua Braz Bernardino, 59, Centro). Ao todo, 215 pessoas vão assistir ao simpósio, que não está mais com as incrições abertas.

A LAGG tem por objetivo fazer um estudo dirigido com equipe multidisciplinar a fim de entender melhor o universo do idoso. Ao fim do Simpósio vai acontecer a seleção dos novos membros da Liga, a única exigência é que os interessados estejam matriculados na UFJF e tenham participado do evento.

Programação

28 de março (sexta)

  • 18h - Abertura com apresentação do Grupo de Dança de Salão do Centro de Convivência do Idoso D. Itália Franco
  • 18h30 - Conferência: Prevenção e Promoção da Saúde do Idoso
  • 19h30 - Mesa Redonda: Avaliação Geriátrica Global
  • 21h30 - Coquetel

29 de março (sábado)

  • 08h - Mesa Redonda: Síndromes Geriátricas
  • 10h - Cofee-break
  • 10h30 - Suporte Social e Familiar do Idoso
  • 11h - Aspectos Psicológicos do Envelhecimento
  • 111h30 - COnferência: Epidemiologia do Envelhecimento
  • 12h - Encerramento
  • 15h - Prova de seleção dos novos membros da Liga

* Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.