Quarta-feira, 09 de abril de 2008, atualizada ?s 10h30

Campanha visa identificar portadores de hepatite C em JF. Estima-se que entre cinco a sete mil e quinhentas pessoas portam o v?rus



Marinella Souza
*Colabora??o

Segundo o coordenador do centro de hepatologia da Santa Casa de Miseric?rdia de Juiz de Fora, Pedro Duarte Gaburri, de cada 20 portadores da hepatite C, apenas um sabe que tem a doen?a, isso contribui para que o v?rus continue sendo transmitido e a doen?a avance muito rapidamente. Da? a import?ncia da campanha que a Santa Casa est? realizando entre os dias 09 e 10 de abril. Trata-se da "3? Campanha Procura-C", que tem por objetivo identificar os portadores da doen?a, dando-lhes o encaminhamento necess?rio.

"O grande problema ? que a doen?a n?o possui sintomas em sua fase inicial, isso dificulta o diagn?stico. Quando aparece algum sintoma ? s? um cansa?o meio inexplic?vel, mas os piores sintomas, aqueles que levam a pessoa a procurar o m?dico, surgem quando a doen?a j? est? em sua fase avan?ada, evoluindo para a cirrose hep?tica ou mesmo o c?ncer do f?gado", diz.

Segundo Gaburri, dados do Minist?rio da Sa?de e da Secretaria Estadual de Sa?de indicam que entre 1 e 1,5% da popula??o de Minas Gerais ? portadora do v?rus da hepatite C. Considerando que Juiz de Fora tenha em torno de 500 mil habitantes, esse n?mero ? alarmante, corresponde a um contingente de cinco a sete mil e quinhentas pessoas portando o v?rus na cidade.

A campanha vai acontecer em um estande ao lado da Capela Senhor dos Passos, na Santa Casa, de 13h ?s 17h, quarta e quinta-feira, 09 e 10 de abril e est? aberta ? toda comunidade. "Pessoas que j? fizeram tatuagens, usu?rios de drogas injet?veis, pessoas que j? sofreram algum tipo de acidente com material perfuro-cortante usado por portadores da doen?a, profissionais da ?rea de sa?de e homens e mulheres que t?m v?rios parceiros sexuais t?m que fazer o teste porque pertencem ao grupo de risco, mas todo mundo pode fazer o teste. A pessoa n?o ser? identificada quanto ? h?bitos de vida", explica.

Os exames s?o gratuitos e a previs?o ? que se atenda 500 pessoas por dia. O teste ? gratuito e praticamente indolor, feito atrav?s de uma picada no dedo. o resultado ? r?pido, sai em tr?s a cinco minutos e, uma vez, diagnosticada a doen?a, o indiv?duo ? encaminhado para o tratamento no Centro de Hepatologia do hospital.

A hepatite C

A hepatite C ? causada por um v?rus chamado VHC, transmitido por sangue contaminado. A doen?a provoca uma inflama??o no f?gado que evolui lenta e silenciosamente. Cerca de 80% dos casos evolui para doen?as cr?nicas como a cirrose ou o c?ncer.

A gravidade do caso depende de fatores como a dura??o prolongada da infec??o, a idade da pessoa na ?poca da infec??o, o consumo exagerado de ?lcool e infec??o conjunta com a hepatite B ou com o v?rus da Aids.

Gaburri aconselha as pessoas a n?o compartilharem seringas, materiais perfuro- cortantes como as giletes nem material de manicure. "Esse tipo de material, quando compartilhado sem a esteriliza??o adequada ? um grande p?lo de transmiss?o da hepatite C", alerta. O ideal ? que cada mulher tenha o seu material separado.

Ferimentos de portadores da hepatite C devem ser protegidos para que o sangue e a secre??o n?o contaminem outras pessoas. Gaburri alerta ainda que, atualmente, a transfus?o de sangue n?o ? mais uma via de transmiss?o porque s?o feitos testes em todas as amostras doadas para identificar a hepatite C.

? fundamental que o doente seja diagnosticado logo no in?cio da doen?a para que seja feito um trabalho educativo no paciente, que dever? mudar seus h?bitos a fim de evitar que a doen?a progrida de forma acelerada. "Al?m do ?lcool, o portador da hepatite C deve evitar alguns medicamentos que agridem o f?gado, ervas medicinais, e o excesso de peso porque a gordura infiltra no f?gado e agrava a doen?a", ressalta.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF