• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Quarta-feira, 16 de abril de 2008, atualizada às 13h

    Testes de voz são oferecidos gratuitamente pelo HU



    Marinella Souza
    *Colaboração

    O dia 16 de abril é o Dia Nacional da Voz e o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando, até às 17h, a 10ª edição da Campanha Nacional da Voz realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz. Estão sendo feitas avaliações vocais gratuitas no CAS.

    Segundo a fonoaudióloga Helga Dias, o Brasil é o país com maior incidência de câncer de laringe no mundo e campanhas como essa ajudam à diagnosticar a doença logo no início, impedindo seu avanço. "Muitas vezes, a pessoa não dá importância aos sintomas e a doença acaba se agravando", diz.

    A fonoaudióloga diz que o objetivo da campanha é prestar orientações à população sobre a importância da voz e alertar sobre os riscos de alguns hábitos que podem prejudicar a saúde da voz. "Muitas pessoas não sabem, mas o cigarro é o grande vilão da voz". Outros hábitos como falar alto demais, pigarrear, álcool e ficar exposto a mudanças bruscas de temperatura são algumas das causas dos problemas vocais.

    Helga alerta, ainda, para alguns sintomas que podem ser indicativos de câncer de laringe. "Se a pessoa apresenta rouquidão por mais de duas semanas, dificuldade para respirar ou engolir, dores ou cansaço ao falar e perda repentina da voz, é preciso procurar um especialista para fazer os exames, porque esses são sinais de alerta do que pode ser o câncer de laringe", ressalta.

    A triagem de testes vocais está sendo aberta à comunidade e os interessados passam por uma bateria de perguntas e por uma avaliação da qualidade vocal, através de contagem do tempo máximo de fonação e verificação da velocidade de fala e do tipo de voz, que pode ser rouca, áspera, soprosa, entre outras. Estão sendo distribuídos folderes com orientações básicas para o cuidado da voz.

    * Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF



    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.