Ter?a-feira, 06 de maio de 2008, atualizada ?s 11h30

Juiz de Fora ganha um N?cleo de Ensino e Pesquisa em Infectologia



Renata Solano
*Colabora??o

O N?cleo de Ensino e Pesquisa em Infectologia (NEPI) vai ser inaugurado na sexta-feira, dia 09 de maio. O NEPI pertence ao Hospital Universit?rio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para o evento, est? programada uma palestra com o doutor Ant?nio Adriano Neto, infectologista do Hospital do Servidor P?blico de S?o Paulo, ?s 10h.

Com o tema "Diagn?stico e Tratamento de Patologias Infecciosas de Cl?nica M?dica", a palestra tamb?m ? um marco para a comemora??o do Dia Nacional do Infectologista, celebrado na sexta-feira, dia 11 de abril. O evento ? voltado para acad?micos, residentes e comunidade m?dica e tem como proposta discutir assuntos atuais da ?rea, tais como doen?as end?micas, entre as quais Mal?ria, Tuberculose, Febre Amarela, Dengue, Hepatites, AIDS, entre outras, sempre com foco em pacientes adultos e infantis.

A forma??o atual do n?cleo conta com m?dicos de especialidades afins, como infectos, cl?nicos gerais e pediatras, enfermeiros, assistente social, psic?logo, al?m de funcion?rio administrativo. Conta tamb?m com a participa??o da Liga Acad?mica de Imunologia Cl?nica em Infectologia da Faculdade de Medicina da UFJF.

A sede oficial do N?cleo ? a sala oito, do pr?dio Anexo da unidade do HU no bairro Santa Catarina. Os integrantes do NEPI se re?nem quinzenalmente, sempre ?s 1?s e 3?s segundas-feiras do m?s, de 17h ?s 19h.

Nas perspectivas para este ano, o N?cleo pretende lan?ar reuni?es educativas para os pacientes e profissionais, organizar a 2? Jornada de Infectologia da UFJF e promover o 1? Curso de Antibioticoterapia.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF