Demanda por doa??o de plaquetas em JF ? di?ria A grande demanda pelas plaquetas coletadas pelo hemocentro de Juiz de Fora ? de pacientes com neoplasia, transplantados e que passaram por opera??o card?aca



Priscila Magalh?es
Rep?rter
12/05/2008

Falar em transfus?o de plaquetas se tornou comum durante a epidemia de dengue, j? que um sinal indicativo da doen?a em seu est?gio mais grave ? a baixa quantidade de plaquetas na corrente sang??nea, chamada plaquetopemia. O Hemocentro Regional de Juiz de Fora informou que n?o houve altera??o na demanda de plaquetas, na cidade, em fun??o da dengue.

Segundo a hematologista Andr?a de Magalh?es Nicolato, o estoque do hemocentro est? ideal, mas pede a ajuda da popula??o. "? bom que as doa?es continuem, porque temos demanda o dia todo", diz ela, lembrando que a unidade atende 36 cidades da regi?o de Juiz de Fora.

Segundo a m?dica, o maior n?mero de plaquetas coletadas pelo Hemominas ? demandada por pacientes com neoplasia em tratamento de quimioterapia, pelos que passaram por transplante de medula ?ssea e os submetidos a cirurgia card?aca.

Al?m destas, a transfus?o ? indicada para casos como os de plaquetopemia severa, com sangramento, quando h? uso de medica??o causadora de dano na medula e de sangramento por infec??o, como nos casos de dengue. As plaquetas participam no processo de coagula??o sang??nea e sua fun??o principal ? a forma??o de co?gulos. "Assim, elas evitam a perda de sangue e conservam a integridade do sistema circulat?rio".

Coleta

foto de pessoa doando sangue As plaquetas s?o coletadas em uma doa??o de sangue normal. A m?dica explica que o sangue passa por um procedimento que separa as hem?cias e o plasma, de onde as plaquetas s?o retiradas.

O hemocentro faz essa separa??o de acordo com a necessidade di?ria e a partir do que foi utilizado no dia anterior. Isso acontece, porque o concentrado de plaquetas t?m validade de apenas cinco dias, enquanto o de hem?cias dura 35.

Al?m dessa dificuldade, o paciente que demanda plaquetas, vai precisar de maior quantidade do que se a necessidade fosse por hem?cias. "Um concentrado de plaquetas ? usado para cada dez quilos de peso. Dessa forma, para uma pessoa com 80 quilos, ? necess?rio, no m?nimo, oito concentrados de plaquetas, ou seja, oito doadores", explica. Isso acontece, porque a hemoglobina sobe mais r?pido com as hem?cias.

foto de Andr?a Nicolato Um outro m?todo para retirar as c?lulas da corrente sangu?nea ? a doa??o de plaquetas por af?rese. Por?m, este m?todo s? ? utilizado para doadores j? cadastrados no hemocentro. "Atrav?s deste m?todo ? poss?vel retirar s? as plaquetas do sangue do doador", explica. O doador ? colocado em uma m?quina que calcula, atrav?s do peso e da quantidade de plaquetas que ele possui, o n?mero que ele pode doar.

As plaquetas s?o produzidas na medula ?ssea e a plaquetopemia ? causada pela n?o fabrica??o das c?lulas, chamada aplasia medular, pela infiltra??o por c?lulas mal?gnas, por alguns medicamentos, como os de quimioterapia, antibi?ticos, anti-convulsivantes e heparinas. Andr?a orienta que, em caso de d?vidas, ? necess?rio procurar um m?dico.

Para detectar a quantidade de plaquetas que uma pessoa possui, o ideal, segundo Andr?a, ? fazer o exame de sangue. "? s? pedir, ao m?dico, hemograma comum". Segundo ela, o n?mero de plaquetas ideal, no organismo, ? o que est? entre 150 mil e 450 mil.