Ter?a-feira, 29 de julho de 2008, atualizada ?s 18h

Juizforanos que forem ? China para as Olimp?adas de Pequim devem se atentar para alguns cuidados com a sa?de



Daniele Gruppi
Rep?rter

Os juizforanos que forem ? China para as Olimp?adas de Pequim devem tomar alguns cuidados como vacinar, levar um receitu?rio completo para qualquer medicamento que necessite tomar e fazer um seguro de sa?de.

As vacinas indicadas antes do embarque, caso o cart?o de vacina??o n?o esteja em dia, s?o tr?plice viral (sarampo, caxumba e rub?ola), difteria, t?tano e febre amarela. As doses podem ser tomadas nas Unidades B?sicas de Sa?de (UBSs) da cidade.

A Secretaria de Sa?de recomenda que as vacinas sejam tomadas com anteced?ncia, j? que demoram de dez dias at? seis semanas para surtir efeito. O departamento alerta que pode haver rea??o, como dores de cabe?a e enj?o.

Os turistas ao se dirigirem aos postos de sa?de n?o podem esquecer de levar o cart?o de vacina??o. O documento vai ser cobrado para a requisi??o do Certificado Internacional de Vacina??o e Profilaxia, a qual deve ser feita no Aeroporto, nos centros de Orienta??o ao Viajante da Anvisa. Sem ele, n?o ? poss?vel a entrada no pa?s de destino.

? indicado tamb?m que o turista leve junto com o passaporte informa?es como seu tipo sangu?neo, doen?as e alergias, para facilitar o atendimento m?dico em caso de emerg?ncias. Mesmo imunizado, existe a possibilidade de contra??o de doen?a, por isso cuidados com a alimenta??o tamb?m s?o preconizados.

Um dos problemas s?rios na China ? a raiva animal. Caso sofra agress?o por mam?feros dom?sticos ou silvestres, lave a ?rea com ?gua e sab?o e procure atendimento m?dico. Retomando ao Brasil, procure imediatamente um posto de sa?de. As Olimp?adas de Pequim acontecem de 08 a 24 de agosto.