Quinta-feira, 05 de agosto de 2008, atualizada às 18h
Estudantes de Enfermagem fazem manifestação contra fechamento da Casa de Parto da UFJF
Repórter
Os estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora fizeram na manhã desta quinta-feira, dia 07 de agosto, uma manifestação contra o fechamento da Casa de Parto.
A aluna Ludmilla Taborda do sétimo período afirma que cerca de cinqüenta
pessoas, entre alunos e professores, participaram do protesto. "Nosso objetivo
foi cobrar uma explicação da direção do curso que não nos informou nada sobre o assunto.
Ficamos sabendo pelo site da UFJF e pela imprensa"
.
Ludmila afirma que já teve aulas na Casa de Parto e é integrante de um projeto de extensão "Apoio e incentivo à mãe durante a amamentação". A estudante alega que há pareceres favoráveis ao funcionamento da Casa e cita o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Enfermagem.
Ela alega ainda que os alunos não são contra o Centro de Parto Normal, que a universidade pretende implantar no HU/CAS, desde este ofereça estrutura como a da Casa de Parto, que, segundo ela, atende ao modelo de assistência à saúde da mulher do Ministério da Saúde.
O estudante do sétimo período e coordenador do Diretório Acadêmico de Enfermagem (DA) Jorge Mendes Ávila diz que o DA colaborou ativamente com o ato, já que a comunidade acadêmica não concorda com a decisão da UFJF.
Ele avaliou o ato como positivo, pois os futuros enfermeiros conseguiram uma reunião com a diretora Maria Cristina Pinto de Jesus. Para ele, o fechamento da Casa fere o direito do usuário e do estudante. Até o momento Maria Cristina não foi encontrada para se posicionar quanto ao manifesto e quanto à reunião com os alunos.