Sexta-feira, 29 de agosto de 2008, atualizada ?s 11h30

Cerca de 400 pessoas s?o esperadas para receber orienta?es sobre tabagismo no PAM Marechal



Marinella Souza
*Colabora??o

O Dia Nacional de Combate ao fumo vai ser lembrado em Juiz de Fora atrav?s de um servi?o de orienta??o no PAM Marechal e de um ciclo de palestras nesta sexta-feira, dia 29 de agosto. Para a coordenadora do Servi?o de Hipertens?o e Diabetes do SUS, a m?dica Arise Garcia Galil, "as pessoas t?m que se conscientizar dos malef?cios do cigarro, porque, entre outras coisas, ele ? a principal causa do infarto agudo no mioc?ridio".

At? ?s 16h, uma equipe m?dica est? no PAM Marechal prestando orienta?es para os tabagistas. S?o feitas avalia?es do grau de depend?ncia, conversas sobre o tabagismo e conscientiza??o da import?ncia de se parar de fumar. S? na parte da manh?, 50 tabagistas passaram pelo local.

A partir das 13h, m?dicos e profissionais especializados no combate ao fumo v?o realizar um ciclo de palestras na UBS Centro Sul. Segundo a assistente social do Servi?o de Controle, Preven??o e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) da Secretaria de Sa?de, H?lida Dias, o tema desse ano ? Ambiente 100% livre de fumo: um direito de todos.

"Os temas das palestras s?o: tabagismo passivo; o que voc? precisa saber sobre o tabagismo; tabagismo e oncologia; e a atmosfera da mudan?a de comportamento para parar de fumar", informa.

Arise Galil destaca que parar de fumar n?o ? uma tarefa que dependa apenas da for?a de vontade do fumante. "As pessoas t?m o h?bito de acusar os fumantes de n?o conseguirem parar de fumar, alegam que eles s?o fracos. Mas a verdade ? que o tabagismo ? uma doen?a e precisa de tratamento", explica.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF