JF registra um caso de morte por câncer de pele este ano. Cidade participa de mutivão nacional de combate e prevenção da doença

Por

Ter?a-feira, 04 de novembro de 2008, atualizada ?s 17h03

JF registra um caso de morte por c?ncer de pele este ano. Cidade participa de mutir?o nacional de combate e preven??o da doen?a



Daniele Gruppi
Rep?rter

Dados da Secretaria de Sa?de de Juiz de Fora (SSSDA) registraram 452 ?bitos de c?ncer de janeiro a outubro de 2008, sendo que uma pessoa morreu de c?ncer de pele. Em 2007, no mesmo per?odo, das 519 mortes registradas por c?ncer, cinco foram de pele. Em 2006, de 474 ?bitos por c?ncer, dois foram de pele.

A professora do Hospital Universit?rio (HU), V?nia Piccinini, afirma que a incid?ncia do c?ncer de pele em Juiz de Fora segue a tend?ncia nacional. Segundo o Instituto Nacional de C?ncer (Inca), em 2008 s?o esperados 231.860 casos novos para o sexo masculino e 234.870 para sexo feminino. Estima-se que o c?ncer de pele do tipo n?o melanoma (115 mil casos novos) seja o mais incidente na popula??o brasileira, seguido pelos tumores de pr?stata (49 mil), mama feminina (49 mil), pulm?o (27 mil), c?lon e reto (27 mil), est?mago (22 mil) e colo do ?tero (19 mil).

Mutir?o de combate ao c?ncer de pele

Juiz de Fora participa do mutir?o de combate ao c?ncer de pele, que acontece neste s?bado, dia 08 de novembro, das 9 h ?s 15 h, no Centro de Atendimento ? Sa?de (CAS). O evento integra a Campanha Nacional de Preven??o ao C?ncer da Pele, que chega em 2008 ? d?cima edi??o.

Segundo V?nia, que ? a coordenadora da campanha na cidade, ser?o oferecidos atendimentos ?s pessoas com suspeita da doen?a e distribu?dos panfletos explicativos. O mutir?o conta com a colabora??o de cerca de 20 profissionais, entre eles professores, residentes e acad?micos.

O objetivo ? conscientizar a popula??o sobre os riscos da exposi??o excessiva ao sol sem prote??o, alertar para os primeiros sinais da doen?a e intensificar o diagn?stico e tratamento dos casos. "O c?ncer de pele ? o de maior incid?ncia no Brasil", alerta V?nia.

As pessoas devem se atentar para os sintomas da doen?a, que s?o o crescimento de manchas de apar?ncia elevada e brilhante, avermelhada, castanha, r?sea ou multicolorida na pele; pinta preta ou acastanhada que muda de cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e aumenta de tamanho; feridas na pele que demoram mais de quatro semanas para cicatrizar; e mancha ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, eros?es ou sangramento.

Quando detectado precocemente, pacientes diagnosticados com a doen?a precisam ser acompanhados de maneira mais sistem?tica devido ? chance de aparecimento de outros tumores. V?nia afirma que o carcinoma basocelular - o mais freq?ente, corresponde a 70% dos tumores de pele, tem 100% de cura. H? ainda o carcinoma espinocelular - o segundo tipo mais comum e que representa 25% dos casos - e o menos freq?ente, por?m mais grave, o melanoma, detectado em 4% dos pacientes e respons?vel pela morte de 80% destes.