• Assinantes
  • Saúde

    Quarta-feira, 03 de setembro de 2008, atualizada às 15h40

    Mesmo com adesão considerada baixa, campanha de vacinação contra rubéola provoca queda de doações de sangue no Hemominas



    Priscila Magalhães
    Repórter

    Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o último sábado, 30 de agosto, 138.685 doses da vacina contra a rubéola haviam sido aplicadas. A adesão à campanha é considerada baixa, já que o número corresponde a 56,6% do estipulado. Em Juiz de Fora, a meta é aplicar 245 mil doses até o fim da campanha, em 12 de setembro.

    Mesmo que a Secretaria de Saúde considere baixo o número de juizforanos que compareceram aos postos de vacinação, a Fundação Hemominas já sente a redução no número de doadores. Segundo o funcionário do setor de captação Georges Santos, as doações caíram em torno de 30% desde que a campanha de vacinação contra a rubéola começou.

    Além do número de doadores ter diminuído, o número de pessoas inaptas aumentou, em média, em 30%. Somente nesta terça-feira, 02, a inaptidão foi de 48%. "Os doadores vêm e não podem doar", diz Santos. E completa. "É claro que outros motivos também os impedem de doar, mas sabemos que o alto índice de inaptidão é por causa da campanha".

    Após se vacinar contra a rubéola é necessário esperar 28 dias para doar sangue. Este é o tempo que os anticorpos produzidos pelo organismo ficam no sangue e alteram o exame sorológico. "Este exame é feito para detectar hepatite, chagas, HIV e outras. Ele é muito sensível. Mesmo que a pessoa não tenha determinada doença, ele pode acusar. Por isso, não fazemos a coleta, senão temos que descartar aquela bolsa".

    O Hemominas de Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, s/n, no centro, e funciona de 7h às 18h. O telefone é (32) 3216-3000.

    A vacina contra a rubéola é encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Pam Marechal, no Pam Andradas e no Departamento de Saúde da Criança, de segunda a sexta. A Secretaria de Saúde informou que até o dia 12 de setembro, a vacina vai estar disponível em um estande, próximo ao Banco do Brasil no calçadão da rua Halfeld, de segunda à sexta, das 9h às 18h. A campanha de vacinação não deve ser prorrogada.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.