• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    HU recruta voluntários para estudo sobre o coração Pesquisa vai verificar a variação da frequência cardíaca

    As informações abaixo foram enviadas pela Assessoria
    de Comunicação da UFJF, através do link, SUA NOTÍCIA.
    04/09/2008

    O Departamento de Fisioterapia do Hospital Universitário (HU) cadastra voluntários interessados em participar do Projeto de Iniciação Científica, que estuda a variabilidade da freqüência cardíaca em indivíduos com idade entre 20 e 80 anos. O objetivo é investigar o ritmo das mudanças na atuação do sistema nervoso sobre o coração.

    Com o avanço da idade, essas alterações tornam as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e à ocorrência de morte súbita. O Projeto é coordenado pela professora Lílian Pinto da Silva, supervisora do Programa de Reabilitação Cardio-pulmonar do HU.

    Sabe-se que o ajuste da função cardíaca pelo sistema nervoso vai se deteriorando ao longo do tempo, por isso a pesquisa busca traçar e entender em qual parte da vida as mudanças são mais evidentes. A partir dos resultados serão desenvolvidas estratégias que possam amenizar e retardar os prejuízos causados à saúde humana e contribuir para o envelhecimento com qualidade de vida.

    O projeto será desenvolvido até julho de 2009, e para participar é necessário se inscrever no Ambulatório de Fisioterapia do Centro de Atenção à Saúde da UFJF - HU/CAS. Lílian ressalta que "quanto maior a amostra nas diversas faixas-etárias, maior a veracidade do resultado".

    Para o desenvolvimento do estudo, os voluntários passam por uma entrevista sobre os hábitos de vida e histórico de doenças; preenchimento de um questionário sobre o nível de atividade física habitual - os exercícios amenizam os prejuízos à saúde -; avaliação física, com verificação da pressão arterial, peso, estrutura corporal e coleta dos batimentos cardíacos. Segundo a professora, é importante fazer esta análise para que a pessoa possa obter informações sobre seus batimentos cardíacos. "Se percebermos alguma anormalidade, encaminharemos o paciente para o médico adequado".

    Todos esses procedimentos serão realizados uma única vez no Ambulatório de Fisioterapia, unidade Dom Bosco. A coleta das amostras será feita em condições ideais, os batimentos cardíacos serão analisados por meio do uso de uma cinta torácica que emite dados para um relógio de pulso que funciona como receptor (monitor de freqüência cardíaca). O voluntário estará em repouso, na posição deitada, durante aproximadamente trinta minutos, em um horário do período da manhã a ser combinado previamente com os pesquisadores envolvidos.

    Quem pode participar?
    Só poderão participar do projeto de pesquisa quem obedecer aos seguintes critérios: não fumar; não sofrer de doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, já ter sido submetido à cirurgia cardíaca...) e não usar beta-bloqueadores (ex.: atenolol, propanolol...) para tratamento da hipertensão arterial. O cigarro e o uso de beta-bloqueadores mudam naturalmente a ação do sistema nervoso sobre o coração.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.