• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Mulher mais idosa de Juiz de Fora está internada no HU

    As informações abaixo foram enviadas pela Assessoria de Imprensa
    do HU Juiz de Fora, através do link, SUA NOTÍCIA.
    08/09/2008

    Há uma semana, uma paciente do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chama a atenção dos funcionários na ala feminina da enfermaria, na Unidade Dom Bosco. Maria Ferreira Braz, com 111 anos de idade está sob os cuidados da equipe de pneumologia do hospital, tomando antibióticos e tratando uma leve desnutrição.

    Para acompanhá-la no tratamento, sua filha, Maria Aparecida Alvino, de 82 anos, com quem a paciente reside, no bairro Cidade do Sol, desde o falecimento do marido, auxilia nos cuidados com a mãe, apesar também da idade avançada. Às vezes revesa com a irmã Efigênia Braz dos Santos, de 69 anos. "Minha mãe tem saúde boa. Teve oito filhos e nunca fez um exame ginecológico", afirma Efigênia.

    Natural de Mar de Espanha, Dona Maria morou a maior parte de sua vida na zona rural, trabalhando nas lavouras de café. "Minha mãe era parteira. Quase todos os filhos da cidade nasceram pelas suas mãos", conta Efigênia do lado de fora da enfermaria, enquanto os técnicos de enfermagem preparam a paciente para o banho.

    Dona Maria, agora sentada no sofá ao lado da cama, segura algumas orações, enquanto conversa, sob os olhares atentos das outras duas jovens companheiras de quarto. Lúcida, mas sem enxergar por causa de um glaucoma, ela se preocupa se a oração está de cabeça para baixo. "Estou com um pouco de dor no estômago e preciso ficar aqui no hospital", diz com voz baixinha. Com Efigênia fazendo carinho nos cabelos, ela lembra do nome dos seus oito filhos. Seu neto mais velho tem 64 anos e os bisnetos já perdeu a conta.

    Ao perguntar à Efigênia sobre o segredo da vida longa dos membros da família, ela afirma que é uma família tranqüila, unida, religiosa e abençoada pela saúde. Apesar da idade da mãe, que completa no dia 22 de dezembro, 112 anos, talvez a mais velha de Juiz de Fora e do país, a filha conta que Dona Maria é quem faz alguns preparativos na cozinha, como descascar o alho e limpar a vagem, mesmo sem poder enxergar. "Ninguém faz melhor do que ela", afirma Efigênia. Quando não está na cozinha, pede para ligar a televisão para ouvir as novelas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.