Quinta-feira, 11 de setembro de 2008, atualizada ?s 12h51

Vacina??o contra rub?ola ? prorrogada at? o fim do m?s. Em Juiz de Fora, j? foram registrados 58 casos da doen?a em 2007



* Da Reda??o

A Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) prorrogou a campanha de vacina??o contra rub?ola at? 30 de setembro, medida autorizada pelo Minist?rio da Sa?de. O objetivo ? melhorar a cobertura vacinal da popula??o e dar oportunidade para quem ainda n?o foi imunizado este ano.

At? o ?ltimo dia 05 de setembro foram aplicadas cerca de 151.897 doses, o que corresponde a 62% da popula??o entre 12 e 39 anos. O principal p?blico-alvo desta campanha s?o os homens - mulheres e crian?as j? foram beneficiadas em campanhas anteriores - mas a recomenda??o ? que todos sejam vacinados, mesmo quem j? tiver sido imunizado.

Nos dias ?teis, a vacina contra a rub?ola continua dispon?vel no Departamento de Sa?de da Crian?a e do Adolescente, ? Rua Esp?rito Santo 1.023, al?m de todas as unidades b?sicas de sa?de (UBSs). Somente gestantes ou mulheres que estejam planejando gravidez n?o devem tomar a vacina.

A rub?ola ? uma doen?a viral exantem?tica aguda, com taxa de cont?gio muito elevada. Sua import?ncia epidemiol?gica est? relacionada ao risco de abortos, natimortos e malforma?es cong?nitas, como cardiopatias, catarata e surdez, o que se denomina s?ndrome da rub?ola cong?nita (SRC), quando a infec??o ocorre durante a gesta??o.

No pa?s, em 2007, dos 8.407 casos de rub?ola confirmados, 70% corresponderam a pacientes homens. Em Juiz de Fora foram registrados, no ano passado, 58 casos da doen?a.

Campanha contra a Poliomielite

Um total de 25.501 crian?as foram imunizadas contra a paralisia infantil durante a campanha de vacina??o em Juiz de Fora. Este n?mero corresponde a 74,3% do total de 34.327 crian?as entre zero e cinco anos do munic?pio. A vacina continua dispon?vel em todas as UBSs e ? Rua Esp?rito Santo 1.023.

A segunda etapa da campanha deste ano, cujo tema ? "Tem que vacinar, n?o pode bobear", prossegue at? esta sexta-feira, dia 12 de setembro. Mesmo as crian?as que est?o com o cart?o em dia dever?o ser imunizadas, porque a dose da campanha ? suplementar. N?o existe contra-indica??o para a vacina.

As campanhas de vacina??o contra a p?lio s?o necess?rias, mesmo nos pa?ses que j? erradicaram a doen?a, como o Brasil, uma vez que o fluxo intenso e r?pido de viajantes pelo mundo pode propagar o poliov?rus.