• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Sexta-feira, 19 de setembro de 2008, atualizada às 15h41

    Campanha nacional de vacinação anti-rábica animal vai contar com 110 postos em JF. Expectativa é vacinar 50 mil animais na zona urbana



    Priscila Magalhães
    Repórter

    A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a raiva animal vai acontecer no dia 27 de setembro, das 08h às 16h. Somente em Juiz de Fora vão ser 110 postos. A vacina vai estar disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), nas praças públicas dos bairros e no Parque Halfeld (confira os locais).

    No dia 27, a campanha acontece somente na zona urbana da cidade, já que na zona rural os animais foram vacinados nos meses de julho e agosto. Segundo o veterinário do setor de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, José Geraldo de Castro Junior, cerca de cinco mil cães e gatos já tomaram a vacina.

    A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar entre 48 e 50 mil animais na cidade. Este número, somado aos da zona rural, corresponde a 80% dos animais de Juiz de Fora. Castro alerta que o objetivo da campanha é evitar que a doença seja transmitida ao homem. "Quem toma a vacina são os animais e os homens também vão ficar protegidos, pois os principais transmissores são os cães, gatos e morcegos", explica ele, ressaltando que qualquer animal mamífero pode contrair a doença.

    A segunda etapa da campanha vai acontecer no dia 25 de outubro. Ela é destinada aos animais que vão tomar a vacina pela primeira vez no dia 27 de setembro. "Os cães e gatos que tomarem a primeira dose de suas vidas este mês vão ter que repetir no mês que vem. É uma dose de reforço".

    Segundo o veterinário não há registros de raiva em pessoas na cidade. O último caso de raiva canina foi registrado em 1998.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.