Terça-feira, 28 de outubro de 2008, atualizada às 16h

Segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra raiva reforça imunização em animais que receberam vacina pela primeira vez em 2008



Daniele Gruppi
Repórter

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a raiva animal acontece no dia 08 de novembro, das 8 h até às 16 h. Ao todo, vão funcionar 34 postos na cidade.

Segundo o veterinário do setor de Zoonose da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, José Geraldo Castro Júnior, o objetivo é reforçar a imunização em animais que receberam a vacina pela primeira vez este ano.

Júnior afirma que a vacina é recomendada para cães e gatos a partir de três meses de idade. "Os animais devem receber a dose anti-rábica uma vez por ano, com exceção daqueles que foram vacinados uma única vez, pois o sistema imunológico deles não está atento ao agente, necessitando de reforço 30 dias após a aplicação da primeira dose", explica.

A expectativa é de que cerca de sete mil animais sejam vacinados. Na primeira etapa, realizada no dia 27 de setembro, aproximadamente 50 mil animais receberam a dose anti-rábica na fase rural e urbana. Os donos que perderam esta fase podem levar os animais aos postos em novembro.

A raiva se contrai através de mordidas, arranhões e lambidas de animais. Além de cães e gatos, mamíferos como morcegos também podem ser infectados. O contágio pode ser entre animais e de animais para humanos. Se transmitida ao cão e ao gato ou ao homem tem 100% de letalidade.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.