Sexta-feira, 24 de novembro de 2008, atualizada ?s 16h30

Vacina??o contra rub?ola em Juiz de Fora continua. Meta de imuniza??o ainda n?o foi alcan?ada



Daniele Gruppi
Rep?rter

Juiz de Fora ainda n?o alcan?ou a meta de vacina??o contra a rub?ola. Apenas 85% das pessoas na faixa et?ria entre 12 e 39 anos receberam a dose, ou seja, 202.491. Com objetivo de imunizar toda a popula??o, a campanha iniciada no dia 9 de agosto continua nas Unidades B?sicas de Sa?de (UBS), no Departamento de Sa?de da Crian?a e do Adolescente (PAM Andradas e Esp?rito Santo).

Devem procurar os postos de vacina??o homens e mulheres com idade entre 12 e 39 anos. Mulheres gr?vidas ou que estejam planejando uma gravidez e aquelas imunodeprimidas, como as portadoras de HIV n?o devem tomar a vacina.

A rub?ola ? uma doen?a contagiosa, causada por um v?rus. Os principais sintomas s?o febre e manchas vermelhas no corpo. Entretanto, pode-se desenvolver sem apresentar os sinais. ? transmitida de uma pessoa para outra, homem ou mulher, pela tosse, espirro ou pela fala. Na mulher gr?vida, pode provocar m? forma??o do beb?, problemas no cora??o, surdez, cegueira e retardo mental. Segundo a Secretaria de Sa?de Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), a cidade registrou em 2007, 58 v?timas da doem?a.