Bruno Rangel O escritor juizforano acaba de lan?ar seu primeiro livro "A caixa surpresa", na XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Fabricio Werneck
Colabora??o*
20/09/2007

O juizforano Bruno Rangel est? vivendo o ?pice de um escritor que acaba de ingressar no mundo da literatura. No ?ltimo dia 15 de setembro, aconteceu o lan?amento de seu primeiro livro, "A caixa surpresa", na XIII Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

"Como todo escritor, s? acreditamos que realmente somos capazes, que podemos ter nosso talento reconhecido, quando publicamos o primeiro livro. Ent?o, a obra representa pra mim o nascimento", afirma o jovem escritor de 24 anos.

O livro de auto-ajuda narra a hist?ria de um homem que decide abandonar seus sofrimentos e encarar seus problemas frente a frente. Para isso, ele conta com a ajuda de um mago que mostra-lhe o segredo da felicidade dentro de uma caixa.

A inspira??o para o livro surgiu ao observar o dia-a-dia das pessoas e como elas lidavam com percal?os que apareciam. "O livro ? uma forma simb?lica de lidar com as nossas dificuldades. Percebi que n?s fazemos uma tempestade num copo d'?gua quando nos deparamos com uma dificuldade e ficamos batendo na mesma tecla ao inv?s de canalizarmos as energias para resolver os problemas".

Ainda sobre o lan?amento do livro, Bruno afirma ter sido a realiza??o de um sonho, ap?s ter transposto barreiras como preconceito de ser um jovem escritor. "Sempre soube que nunca ficaria rico escrevendo num pa?s como o nosso, onde o h?bito da leitura n?o ? comum. Mas ver o meu livro numa prateleira, nas m?os de um leitor, ? uma satisfa??o inexplic?vel", desabafa.

Carreira

Bruno Rangel A paix?o pela literatura vem desde pequeno. Aos 14 anos, escreveu sua primeira obra foi um livro medieval. "Meu hobby sempre foi escrever, muitas vezes deixei de ir a um evento porque tinha que dar prosseguimento ao cap?tulo de algum livro. E sempre fiz isso por prazer", afirma.

Com o tempo, foi tomando gosto pela arte e decidiu entrar para valer no mundo da literatura. Foram seis livros, dos mais diversos estilos, do suspense a auto-ajuda, todos registrados na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

O escritor j? escreveu uma coluna de auto-ajuda voltada para a terceira idade para um jornal. Al?m disso, teve diversos artigos publicados.

Bruno formou-se em Marketing por instiui??o particular da cidade e fez sua p?s gradua??o pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ainda em Juiz de Fora, onde nasceu e cresceu, trabalhou como agente de reservas em um famoso hotel e foi executivo de contas de uma emissora de TV.

Planos para o futuro

Foto de Bruno Rangel com o livro Desde de setembro de 2006, Bruno est? morando no Rio de Janeiro. Trabalha num hotel cinco estrelas, em Ipanema, como recepcionista e concierge.

No momento, est? trabalhando tamb?m na divulga??o de seu livro rec?m-lan?ado. O objetivo ? alcan?ar proje??o nacional para a conquista de seu espa?o.

"Eu queria algo que fosse sucinto para que o leitor pudesse conhecer o meu trabalho sem se cansar. "A Caixa de Surpresa", com apenas 56 p?ginas ? uma 'palhinha' do que est? por vir", ressalta Bruno, que tem planos para divulgar seu livro tamb?m em Belo Horizonte, Bras?lia e Macei?.

A Editora, conhecida por lan?ar escritores de primeira viagem e respons?vel pela publica??o de "A Caixa Surpresa", j? estuda a possibilidade de uma nova obra. "Isso vai depender de como o mercado vai reagir ao meu estilo", diz o escitor.

Foto da capa
A caixa surpresa

Autor: Bruno de Abreu Rangel

G?nero: Auto-ajuda

Sinopse: Um romance que retrata com tintas fortes e marcantes a vida de um homem que decide abandonar seus sofrimentos e partir em busca da verdadeira paz de esp?rito.

P?ginas: 56