Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 17h55

Secretaria de Estado da Sa?de recomenda vacina??o contra febre amarela em 18 estados do pa?s


Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

De acordo com a Secretaria de Estado da Sa?de (SES), 18 estados do Brasil comp?em a ?rea de risco da febre amarela. Por isso, quem planeja viajar para o Norte, Centro-Oeste e para parte do Nordeste, Sudeste e Sul (veja todos as ?reas de risco abaixo) e n?o se vacinou contra a febre amarela nos ?ltimos dez anos, deve procurar um posto de sa?de at? dez dias antes da viagem, j? que 90% dos vacinados apresentam anticorpos no d?cimo dia ap?s a imuniza??o.

Segundo a enfermeira do Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica da Secretaria de Sa?de da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Maria ?lida Pires de Almeida, a vacina ? indicada para crian?as acima dos nove meses de idade e faz parte do calend?rio b?sico. Somente em janeiro de 2009, 113 crian?as foram imunizadas na cidade.

A enfermeira diz que n?o h? motivo para que os juizforanos provoquem uma corrida aos postos de sa?de, j? que nos anos de 1999, 2000 e 2001, 92,2% da popula??o foi imunizada. "Como a dose de refor?o s? deve ser tomada ap?s dez anos, ainda n?o h? necessidade, pois a imuniza??o de quem tomou em 1999 est? vencendo agora".

Al?m disso, em 2008, ano em que a popula??o correu aos postos para se vacinar, foram 34.344 doses, incluindo a de refor?o (com 1.937) e a primeira dose (32.407). "Quem ainda n?o se vacinou, deve procurar a vacina. Mas n?o h? motivo para pressa, pois em Juiz de Fora n?o h? casos registrados da doen?a", refor?a a enfermeira, que afasta a possibilidade de uma campanha de vacina??o. "N?o h? necessidade, pois a cobertura est? boa na cidade."

De acordo com a Secretaria de Estado da Sa?de, em 28 de janeiro de 2009, foi confirmado um caso importado de febre amarela no munic?pio de Muria?, na Zona da Mata. O paciente E.B., de 36 anos, residia na cidade h? seis meses e contraiu a doen?a no Rio Grande do Sul, na cidade de J?ia, onde esteve no per?odo de 26 a 30 de dezembro de 2008, com circula??o na zona rural. Ao chegar em Muria?, no dia 31 de dezembro, j? apresentava um quadro febril. Ele foi internado em hospital do munic?pio no dia 2 de janeiro e faleceu cinco dias depois.

Sintomas

A febre amarela ? uma virose transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O per?odo de incuba??o da doen?a ? de tr?s a seis dias. A partir da?, o paciente come?a a sentir febre, calafrio, dor de cabe?a e no corpo, prostra??o, n?usea e v?mito. "Depois, h? uma melhora repentina que pode chegar a dois dias. Entretanto, h? agravamento do caso", explica ?lida.

Os pr?ximos sintomas s?o febre alta, diarr?ia, v?mito, insufici?ncia hep?tica e renal e hemorragias. "Os rins e f?gado param de funcionar, a pessoa fica amarela e tem sangramento pelo nariz, boca, orelha, nas fezes e v?mito. O caso evolui para coma e ?bito." Segundo a enfermeira, entre o in?cio dos sintomas e a morte s?o sete dias.

T?o importante quanto a vacina, controlar a prolifera??o do Aedes aegypti tamb?m faz parte da preven??o. "A infesta??o do mosquito est? alta na cidade e a popula??o tem que nos ajudar a controlar", completa ela.

Foto de um boneco 
passando mal