Ervas, sais e ?gua quente proporcionam um banho relaxante

Por


Ervas, sais e ?gua quente proporcionam um banho relaxante Ervas medicinais liberam seus componentes ativos na ?gua e entram pela corrente sang??nea e p?em fim ao estresse do dia-a-dia


Priscila Magalh?es
Rep?rter
06/06/2008

Com o uso de ervas medicinais, ?leos arom?ticos e essenciais e sais, a terapia trabalha para proporcionar relaxamento atrav?s dos banhos. Para isso, tanto o chuveiro quanto a banheira podem ser utilizados.

O mais importante ? que a ?gua esteja a uma temperatura mais elevada. As ervas mais usadas para proporcionar esta sensa??o s?o cidreira, camomila e hortel?. Elas podem ser despejadas na banheira, para um tratamento de imers?o, ou colocadas em um saquinho amarrado ao chuveiro.

No primeiro caso, a ?gua quente vai abrir os poros da pele e os compostos ativos das ervas, j? liberados na ?gua, v?o penetrar na corrente sang??nea. Tamb?m ? poss?vel usar ?leos arom?ticos, como, por exemplo, os de lavanda.

No segundo caso, o banho tamb?m proporciona relaxamento atrav?s da limpeza energ?tica, mas as propriedades das ervas n?o entram na corrente sang??nea.

Tipos de ervas

A terapeuta Janice Pizziollo ensina que para relaxar a partir dos banhos ? necess?rio utilizar as ervas adequadas. Abaixo, ela indica algumas.

Banho relaxante

Eucalipto e Menta (Eucallyptus e Mentha piperata): Os efeitos do eucalipto clareiam a mente. A menta revigora, aliviando o cansa?o f?sico e mental.

Lavanda e Camomila (Lavanda oficinalis, Anthemis nobilis): As caracter?sticas calmantes e cicatrizantes da lavanda associadas ? propriedade tranq?ilizadora e relaxante da camomila proporcionam total al?vio e ?s tens?es f?sicas e mentais.

"Os banhos s?o preparados com ervas medicinais org?nicas de acordo com a necessidade de cada pessoa", diz a terapeuta. A educadora Sandra de Almeida Neves (foto abaixo) experimentou um banho pela primeira vez. Janice preparou o ofur? com erva cidreira a uma temperatura de 42?C. "O m?ximo ? este. Se a temperatura for mais alta, pode provocar queda de press?o", alerta ela.

At? chegar ao relaxamento

Sandra acredita que as ervas e os cheiros t?m a capacidade de relaxar. Por?m, acha essencial que o corpo esteja pr?-disposto. "Quando queremos obter um resultado, acabamos conseguindo". At? chegar ao relaxamento total o corpo passa por algumas fases. A primeira sensa??o de Sandra, ao entrar no ofur?, foi de expans?o. "? como se meu corpo estivesse buscando algo", conta.

Depois a sensa??o ? de pulsa??o. "Parece que meu corpo est? anestesiado, meus m?sculos est?o enrijecidos. ? como se algo precisasse sair do meu corpo". Ao sair da infus?o, Sandra chegou ao relaxamento total. "Tenho uma dor no pesco?o que me acompanha 24 horas por dia. Neste momento, n?o estou sentindo", completa.

Janice diz que o poder dos banhos ? t?o grande que, dependendo do estado da pessoa e das ervas usadas, a colora??o da ?gua muda. "Primeiro, a sensa??o ? de press?o no corpo, at? que, depois, o aconchego ? percebido", explica ela. A desintoxica??o por infus?o acontece atrav?s da transpira??o. "Quem est? dentro da ?gua n?o percebe, mas est? transpirando", completa.

Um banho muito procurado pelas mulheres ? o que utiliza p?talas de rosas. Apesar de elas conterem vitamina C, liberada na ?gua quente, ? preciso ter cuidado com a origem delas. "S?o plantas que possuem muito agrot?xico, usado para que elas fiquem bonitas por mais tempo. Ent?o, de nada adianta ter vitamina C se tamb?m t?m este produto".

Outros tipos de banho

Al?m dos que proporcionam relaxamento, tamb?m h? os que revigoram, amenizam os sintomas da gripe e cicatrizam.

Banho revigorante

Capim lim?o, Alecrim e Ylang-Ylang (Cymbopogon flexuosus, Rosmarinus officinalis e Cananga odorata):

S?o tr?s ervas altamente restauradoras. Elas tonificam os ?rg?os e v?sceras, acalma as apreens?es, enquanto estimulam os potenciais de energia bloqueados.

Flor de laranjeira e Gengibre (Citrus sinesis, Zingiber officinale): Tem o efeito rejuvenescedor da laranjeira associado ao alto teor fortificante do gengibre.

Banho de floresta (anti-gripal)

Eucalipto, Pinho e Gengibre (Eucalyptus globulus, Pinus Sylvestris e Zingiber officinale): Propriedades expectorantes, descongestionantes e regenerador do aparelho respirat?rio. Ainda alivia os desconfortos causados pela gripe.

Banho p?s natal

Jasmim e Ger?nio (Jasminum officinale e Peargonium graveolens): Banho cicatrizante, traz sensa?es restauradoras, preparando para uma constante renova??o.