Segunda-feira, 20 de abril de 2009, atualizada ?s 13h25

Juiz de Fora define procedimentos m?dicos que ter?o repasse de verba para atendimentos a paciente do Rio de Janeiro


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Gestores das Secretarias de Sa?de de Juiz de Fora e de cidades fluminenses se reuniram na ?ltima sexta-feira, dia 17 de abril, para continuar as discuss?es sobre a cria??o do Programa Pactuado Integrado (PPI) interestadual entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. O encontro foi realizado durante o Conselho Estadual de Secret?rios Municipais de Sa?de do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), em B?zios.

O acordo entre os munic?pios prev? a regulamenta??o do atendimento a pacientes das cidades vizinhas que buscam tratamento de alta complexidade em Juiz de Fora. Os procedimentos que far?o parte da lista s?o os atendimentos de neurologia, traumatologia, cardiologia, oncologia, UTI neonatal e gesta??o de alto risco.

Com a PPI, a Secretaria de Sa?de de Juiz de Fora espera receber os recursos referentes aos atendimentos dos pacientes de outras cidades que procurarem atendimento nas especialidades citadas. A expectativa ? de que o acordo comece a valer no meio do ano. O subsecret?rio de Regula??o de Sa?de de Juiz de Fora, Luiz Fernando Freesz, acredita que o projeto tenha 90% de chance de avan?ar.

"Os recursos do SUS t?m que ir para onde est? o paciente e n?o onde est? o gestor", defende. O subsecret?rio garante que a iniciativa representa o interesse de todos os munic?pios envolvidos, al?m do governo de Minas. Luis Fernando acredita que a PPI interestadual n?o acarreta em aumento da demanda de pacientes de outras cidades em Juiz de Fora. "N?s n?o vamos absorver a demanda deles. O que n?s queremos ? que eles repassem os recursos dos pacientes que j? s?o atendidos aqui em Juiz de Fora."

Na pr?xima segunda-feira, dia 27 de abril, os gestores voltam a se reunir em Tr?s Rios. No encontro, as cidades fluminenses v?o apresentar as demandas reais em cada especialidade m?dica que ser? objeto do PPI. Apesar de n?o haver dados concretos sobre o n?mero de pessoas dessas cidades atendidas em Juiz de Fora, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009 foram registrados 154 atendimentos de alta complexidade realizados para esses pacientes.

Entre as cidades que mais encaminham pacientes est?o Tr?s Rios, Para?ba do Sul, Levy Gasparian, Paty do Alferes, Areal, Vassouras, Sapucaia, Paulo de Frontin e Chiador. Juntas, elas geram R$ 750 mil de custos anuais aos cofres de Juiz de Fora.

Caso as negocia?es avancem, o Programa Pactuado Integrado interestadual ser? avaliado e julgado por uma C?mara Tripartite, formada pelas Secretarias Estaduais de Minas Gerais e Rio de Janeiro e pelo Minist?rio da Sa?de.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes