• Assinantes
  • Saúde
    Sexta-feira, 8 de maio de 2009, atualizada às 15h42

    Secretaria de Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra a Gripe. Idosos serão imunizados em casa

    Clecius Campos
    Repórter

    A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora prorrogou a Campanha de Vacinação de Idosos contra a Gripe por tempo indeterminado. Segundo informações da secretaria, até esta sexta-feira, 8 de maio, 29.261 doses haviam sido aplicadas em 44% do total de idosos de Juiz de Fora. A ação só deve terminar quando, pelo menos, 80% da população acima dos 60 anos for vacinada, meta determinada pelo Ministério da Saúde.

    De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, foi necessário mudar o modelo de campanha para o monitoramento de supervisão. Funcionários da atenção básica, responsáveis pelo atendimento no Programa Saúde da Família (PSF) farão, a partir desta sexta-feira, 8 de maio, uma busca ativa dos idosos, em toda a cidade. "Os agentes irão de casa em casa, verificando a necessidade de vacinação em todos os idosos. Os que precisarem serão convidados a ser vacinados."

    Os 511 profissionais do PSF, 84 enfermeiros e 126 auxiliares de enfermagem realizarão a tarefa onde existir cobertura do programa. Aos demais locais, serão enviados 17 enfermeiros, 20 auxiliares de enfermagem e estudantes da área de saúde de várias universidades.

    Segundo Vieira, as equipes do PSF foram escolhidas para a ação, pois os moradores estão familiarizados com os agentes que atuam em suas áreas. "Esses profissionais têm uma boa penetração junto à população e vão facilitar o trabalho. Além disso, é importante que seja feita uma campanha educativa, que explique a necessidade da vacina."

    Segundo a secretária de Saúde do município, Eunice Dantas, o provável motivo da baixa taxa de imunização foram as notícias sobre a gripe suína. "Houve um medo generalizado causado por essa doença nova e uma confusão de informações."

    Até o final da ação nas casas, as doses seguirão sendo aplicadas no PAM Marechal, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, na Policlínica de Benfica e no Pró-Idoso (rua Espírito Santo, 434). Para receber a dose, basta levar o cartão de vacina ou a carteira de identidade.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.