• Assinantes
  • Saúde
    Quarta-feira, 20 de maio de 2009, atualizada às 19h06

    GRS atrasa fornecimento de medicamentos de combate à rejeição a órgãos transplantados

    Clecius Campos
    Repórter

    Juizforanos sofrem com o atraso no fornecimento de medicamentos de combate à rejeição a órgãos transplantados. Distribuídos gratuitamente pela Gerência Regional de Saúde (GRS), os remédios são essenciais para 66 pacientes em tratamentos.

    A dona de casa Ana Ângela Freguglia Guedes foi surpreendida na tarde da última terça-feira, dia 19 de maio, quando, ao comparecer à GRS para retirada de três medicamentos de controle de rejeição a órgãos transplantados, foi informada de que um deles estava em falta: a Ciclosporina de 50 mg. 

    "O remédio é de extrema importância para minha filha, Ana Paula Guedes Martins, que sofreu um transplante de rim há seis anos e, sem ele, ela corre o risco de apresentar alguma rejeição ao órgão recebido." Ao perguntar sobre outro medicamento também usado no tratamento pós-transplante de Ana Paula, a Predinisona, Ana Ângela soube que tal droga nunca foi distribuída na GRS. "Tive que comprá-la por R$ 7*."

    De acordo com o diretor do complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho, a Ciclosporina é um dos prescritos para pacientes que passaram por operações do tipo. "Quem faz um transplante precisa fazer uso dessa droga por prazo indeterminado. Ela é inibidora da calcioneurina, uma das reações provocadas pela rejeição. A Predinisona é um anti-inflamatório auxiliar."

    Sabendo que sua filha corria risco, a dona de casa foi procurar ajuda na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde conseguiu 70 cápsulas do medicamento, provenientes de amostras grátis e doações. Ana Paula faz uso de 90 cápsulas por mês. A assessoria de comunicação da Santa Casa alerta, no entanto, que não dispõe de estoque de tal medicamento para distribuição popular, sendo necessária a retirada junto à GRS.

    A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que houve um problema logístico da entrega da Ciclosporina de 50 mg à GRS. O órgão garante que o medicamento estará disponível até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio, na unidade de dispensação do antigo Palácio da Saúde. Sobre a Predinisona, a SES informa que o medicamento é básico e distribuído pelo município.

    *Valor informado em maio de 2009

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.